Volta à França: Rui Costa brilha com vitória em duas etapas

Data:

A 100ª edição da Volta a França terminou em Paris, com a vitória de Chris Froome (Sky), a segunda consecutiva de um britânico, depois do triunfo do seu companheiro de equipa Bradley Wiggins, em 2012. O português Rui costa venceu duas etapas da mítica Volta, fazendo-o entrar para a história do ciclismo português, depois de Joaquim Agostinho, vencedor de duas tiradas em 1969 e uma em 1973 e outra em 1979.

O português Rui Costa (Movistar) conquistou a sua segunda vitória em etapas ao chegar isolado a Le Grand Bornand, depois de uma longa fuga. O ciclista português, que tinha vencido três dias antes em Gap, voltou a usar a mesma técnica, atacando na última contagem de montanha do dia, para sair vencedor da 19.ª etapa, que ligou Bourg d’Oisans a Le Grand Bornand, num total de 204,5 quilómetros.
O ciclista da Movistar imitou assim Joaquim Agostinho, o único português a ganhar duas etapas na mesma edição, na Volta a França de 1969.
Com este triunfo, Rui Costa, de 26 anos, igualou o número de vitória em etapas de Acácio da Silva e fica a apenas uma de Agostinho.

RUI COSTA AGRADECE APOIO PORTUGUÊS
Rui Costa agradeceu o apoio demonstrado pelos portugueses nas estradas gaulesas, sobretudo durante a 21ª e última etapa da corrida. “Um grande abraço a todos e obrigado a todos os que me apoiaram neste Tour, em especial a todos os que vieram para a estrada com a bandeira portuguesa. Em toda esta última etapa a bandeira mais vista foi a portuguesa. É bom sentir o vosso carinho”, escreveu o corredor natural de Aguçadoura, no concelho de Póvoa de Varzim, na sua página oficial na Internet.
Vencedor de duas etapas na edição da “Grande Boucle” de 2013, Rui Costa não conseguiu melhorar a 18.ª posição na classificação final de 2012, mas os triunfos em Gap, na 16.ª tirada, e em Le Grand Bornand, na 19.ª, satisfizeram o corredor luso.
“No final conseguimos concluir o Tour de France melhor do que começámos e os percalços que tivemos foram compensados pelas alegrias que acabamos por alcançar. Faço um balanço bastante positivo desta prova, foi a minha melhor participação de sempre com duas vitórias alcançadas”, referiu Rui Costa, justificando um “brinde final” com a restante equipa da Movistar.

1ª VITÓRIA – GAP
Rui Costa reconheceu ter vivido um “dia perfeito”, após vencer a 16ª etapa da 100.ª edição da Volta a França em bicicleta, que considerou “uma das maiores” da carreira. “É uma das maiores vitórias da minha carreira, um dos dias mais felizes. Ganhar aqui no Tour é muito importante. Já esperava há algum tempo voltar a ganhar. Duas vitórias aqui deixam-me muito feliz”, afirmou o corredor, de 26 anos, que já tinha vencido uma tirada na edição de 2011 da “Grande Boucle”.
Rui Costa concluiu isolado os 168 quilómetros da etapa, entre Vaison-la-Romaine e Gap, em 03:52.45 horas, depois de ter apostado numa fuga bem-sucedida, conquistando ainda o prémio da combatividade do dia. “Sabia que a fuga podia chegar. Ontem tinha-me mentalizado que ia entrar na fuga. Foi um dia perfeito para mim, estava com muito boas sensações. Sabia que tinha de estar atento na subida, que a corrida ia ser movimentada. Era o terreno onde podia fazer a diferença, roubar alguns segundos. Consegui distanciar-me e assim pude fazer os últimos três quilómetros tranquilo”, referiu.
O corredor natural de Aguçadoura, concelho da Póvoa de Varzim,  enalteceu ainda a importância desta vitória para a sua equipa, depois de o chefe de fila ter ficado afastado do “top-10” do Tour. “Sem dúvida que esta vitória vai dar uma alegria muito grande à equipa. Acho que esta vitória deixa a equipa mais tranquila”, concluiu.

2ª VITÓRIA – LE GRAND BORNAND
Três dias depois, Rui Costa saiu vencedor da 19.ª etapa, que ligou Bourg d’Oisans a Le Grand Bornand, num total de 204,5 quilómetros.
O ciclista português, que tinha dedicado o triunfo na 16.ª etapa aos compatriotas e à sua família, mostrou-se muito satisfeito pelo resultado, agradecendo aos colegas Ruben Plaza e Jose Joaquin Rojas, que trabalharam para o deixar no início da última subida do dia. “
As coisas saíram na perfeição. Foi basicamente a estratégia do outro dia: sabia que tinha de esperar pela última contagem para arrancar. Felizmente, as pernas responderam da melhor maneira”, descreveu, assumindo que a sua vitória vai dar tranquilidade à Movistar.

Família esperou herói na meta
Rui Costa (Movistar) foi recebido pela família na avenida dos Campos Elísios, em Paris, onde terminou a Volta a França em bicicleta, tal como ocorreu nas suas duas vitórias nesta 100.ª edição da corrida.
Carla Coelho, a namorada do ciclista, disse à agência Lusa que Rui Costa, que termina a “Grande Boucle” pela quarta vez, depois de ter desistido na sua primeira participação, “tem sido um campeão estes últimos dias”.
A família do corredor diz não ter palavras para descrever a emoção que sente ao ver os apoiantes portugueses a “gritar” por Rui Costa. “Estamos ali ao vivo a sentir, a ver e a aplaudi-lo. As pessoas todas a gritar por ele é uma sensação muito boa, não consigo descrever, mas sei que é boa”, referiu Carla Coelho.
Orgulhosa pelo namorado, Carla recordou que “de todas” as presenças de Rui Costa no Tour foi nesta que encontrou mais portugueses.
“Todos eles dizem que vêm para apoiar o Rui Costa. Ficamos muito, mas muito satisfeitos por isso. Muitos dizem até que é pelo Rui Costa que estão a voltar a ver ciclismo, depois de Joaquim Agostinho. E nós ficamos super orgulhosos. Acho que ele merece e o ciclismo também”, concluiu a namorada do português.
Maria da Graça e Manuel Costa, mãe e pai do ciclista, não conseguem descrever o orgulho e a alegria que sentem neste momento, apesar de Rui Costa não ter conseguido melhorar o 18.º posto obtido em 2012. “Sinto-me muito orgulhoso do meu filho e das alegrias que ele dá aos portugueses”, acrescentou o pai do 27º classificado no Tour.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.