Exposição “Santo Antonio – Algures entre o culto e a Arte”

Data:

Até 7 de Julho, a 12ª exposição sobre Santo António mostra mais de 800 peças, da autoria de uma centena de autores portugueses. A exposição integra pelo 6º ano consecutivo integra o Programa das Festas da Cidade de Lisboa

Quase 800 anos após a sua morte, o culto e a arte fundem-se de tal modo que, causa e consequência quase se tornam impercetivéis. Esta é apenas uma das análises que se podem fazer ao culto antoniano e ao impacto que o mesmo tem nas comunidades artisticas, um pouco por todo o mundo, com particular incidência no nosso país, a partir do seculo XV.

Nasceu em 1195. Foi a 15 de Agosto, em Lisboa, cidade onde – com 15 ou 16 anos – tomaria o hábito de Cónego Regrante de Santo Agostinho.

Cinco anos mais tarde envergaria o burel de Frade Franciscano, recolhendo-se como Eremita nos Olivais. Fernando, o nome com que nascera, dá lugar a António e no regresso de Marrocos, uma tempestade “desvia-o” para as costas da Sicília, mantendo-se por terras de Itália, onde se revelaria como teólogo e pregador.

Depois de uma passagem por França (Toulouse, Limoges) regressa a Itália, onde em Pádua leva a efeito uma importante série de sermões. Morre com apenas 36 anos – decorria o ano de 1231 – no oratório de Arcela, sendo canonizado no ano seguinte pelo Papa Gregório IX, facto que atesta a sua importância como Homem.

O culto antoniano continua a ter grande influência nos meios artisticos, abrangendo com grande amplitude, diferentes correntes e gerações de escultores, artesãos, pintores, designers. “E é essa importante influência na artes e na cultura portuguesas, que a «A Arte da Terra» tem mostrado, ao organizar – desde há mais de uma decada – algumas das maiores exposições de Santo António realizadas em Portugal”, sublinha o responsável da galeria, António Ramos.

A exposição pode ser visitada diariamente, das 11h às 20h, na «A Arte da Terra» (Rua de Augusto Rosa, nº 40, Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.