«Por uma vida melhor» mostra histórias de emigração para França

Data:

A emigração a «salto» para França, o dia-a-dia nos bairros de lata da periferia de Paris e imagens do quotidiano captadas em 1966 em Chaves, Porto e Lisboa retratam a presença portuguesa em França entre 1954 e 1974. Integram a exposição de fotografias »Por Uma Vida Melhor», de Gérald Bloncourt, e podem ser vistas até 31 de Julho, em Paris

«Por Uma Vida Melhor» reúne imagens a preto e branco, captadas em França e Portugal entre 1954 e 1974, que mostram as condições da vida diária nos campos em Noisy-le-Grand, no bairro de lata de Champigny, em Paris e Aubervilliers. Mas na exposição de Gérald Bloncourt – patente na Cité Nationale de l’Histoire de l’Immigration, em Paris – está também registada a aventura do «salto», o caminho da emigração ilegal a pé realizada por milhares de portugueses, a partir da fronteira nos Pirinéus. Há ainda fotografias que registam a viagem de comboio feita por outros milhares de emigrantes lusos, entre Lisboa, Hendaye (região fronteiriça francesa conhecida como o local de chegada a França) e Paris (na estação de comboios de Austerlitz).
Gérald Bloncourt esteve várias vezes em Portugal para retratar os rostos da emigração portuguesa e ainda a revolução de 1974. A exposição que é composta por 50 fotografias, inclui retratos da vida em Lisboa, no Porto e em Chaves, captados durante uma reportagem fotográfica que Gérald Bloncourt realizou em 1966 – “retratos de mulheres, crianças, pessoas em lugares públicos, na aldeia, no mercado etc.” que mostram acima de tudo, o quotidiano daquelas pessoas, do seu trabalho e das suas condições de vida, lê-se na informação divulgada pela Cité Nationale de l’Histoire de l’Immigration.
A exposição integra-se na iniciativa sobre os 50 anos de emigração portuguesa, que conta com o apoio, entre outros, do Consulado geral de Portugal em Paris.
A inauguração, a 14 de maio, foi precedida da mesa redonda «Retour sur 50 ans d’immigration portugaise», moderada por Maria Cunha, socióloga, com a presença de Gérald Bloncourt e o testemunho de Maria da Conceição Tina Melhorado.
«Por Uma Vida Melhor» pode ser vista até 31 de Julho na Cité Nationale de l’Histoire de l’Immigration – Palais de la Porte Dorée (293, avenue Daumesnil). No dia 22 de Junho, entre as 15h e as 16h haverá uma visita guiada. A entrada é gratuita.
Ana Grácio Pinto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.