O município venezuelano de Los Salias, vai colocar, a 10 de junho, a primeira pedra do que será uma ‘Praça de Portugal’, na cidade de Santo António dos Altos, para reconhecer o contributo da comunidade portuguesa para o desenvolvimento local. “Dá-nos muito prazer anunciar, no preâmbulo do Dia de Portugal, uma retribuição pelo compromisso, dedicação, acompanhamento, que tem tido a comunidade de Portugal com Santo António dos Altos”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal.
Ovídeo Losada falava à margem de um almoço da Academia do Bacalhau, que reuniu mais de meio milhar de pessoas, naquela localidade situada 20 quilómetros a sul de Caracas. “Recentemente erguemos uma escultura de um santo que é português, mas que se santificou em Pádua, Santo António e agora vamos garantir o espaço para a praça, onde vamos ter as bandeiras dos dois países, para celebrar, todos os anos, orgulhosamente, essa irmandade que sempre deve existir entre a Venezuela e Portugal”, disse.
Losada disse que a nova praça ficará situada junto da estrada principal da cidade e representa um investimento de 300 mil bolívares fortes (cerca de 37 mil euros). “Oxalá esta praça represente o eterno agradecimento que temos pela comunidade de Portugal”, enfatizou.
Fontes da comunidade portuguesa local avançaram à Lusa que a nova praça terá aproximadamente 400 metros quadrados e que foi criada uma comissão que leva a cabo uma consulta pública para determinar que personagem da história de Portugal terá uma estátua no centro da praça. “Já consultámos quase mil pessoas. As opções são três: Luís de Camões, D. Afonso Henriques e Santo António. De momento a opção mais votada é a do autor dos Lusíadas”, explicou à Lusa fonte da comissão. Santo António dos Altos é uma das localidades do Estado venezuelano de Miranda, que tem a maior presença de portugueses, a maioria deles comerciantes, agricultores e floricultores.