Holanda: José Cesário diz que ensino do Português no país estava “desorganizado”

Data:

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas afirma que o sistema de ensino de Português na Holanda “estava profundamente desorganizado” e vai ser reformulado pela nova coordenadora adjunta daquela área.
“Os holandeses há uns anos deixaram de investir no português, tal como noutras línguas estrangeiras, e isso criou ali um problema complicado que nunca se ultrapassou completamente. E por isso o acompanhamento vai ter de continuar a ser feito com maior proximidade. Ela (a coordenadora adjunta para o Ensino de Português no Estrangeiro) tem essa orientação”, disse à Lusa o Secretário de Estado que efetuou uma visita a Amesterdão no início deste mês. “É uma comunidade que tem um associativismo relativamente antigo. Tem estado relativamente abandonado, relativamente desacompanhado. Nós vamos ter de melhorar bastante um conjunto de mecanismos de ligação”, assumiu José Cesário, em declarações à margem do Congresso de Presidentes de câmara da região de Paris.
Em relação ao trabalho consular, o Secretário de Estado diz ter “consciência de que não está a corresponder ainda àquilo que são as exigências daquela comunidade”. Cesário adiantou que a “comunidade terá entre 16 a 20 mil pessoas, que estão localizadas fundamentalmente em dois núcleos: Amesterdão e Roterdão, estando a embaixada e a secção consular entre as duas cidades”.
“O anterior Governo encerrou o Consulado Geral de Roterdão e isso criou ali algumas dificuldades. Acredito que a partir de Haia consigamos fazer um trabalho de cobertura integral do país, mas esse trabalho só vai poder ser feito plenamente com as novas permanências consulares que ali ainda não se iniciaram. É um dos objetivos que existem para o futuro”, concluiu. O secretário de Estado visitou “a Associação Portuguesa de Amesterdão, os Lusitanos de Amesterdão, que fizeram 45 anos, a associação portuguesa de Zaandam e a escola portuguesa de Amesterdão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.