Uma água mineral leve a pensar nos países de clima quente, um frango congelado com a certificação Halal e que segue rigorosamente os preceitos da religião islâmica e um pão-de-ló sem açucar foram algumas das novidades apresentadas no SISAB PORTUGAL deste ano. Por ser a maior montra dos produtos agro-alimentares portugueses para os mercado externo, há cada vez mais empresas portuguesas a esperarem pelo certame para lançarem novos produtos…
“Decidimos que 2013 era o ano ideal para começarmos a exportar e esta é a primeira vez que apresentamos os nossos produtos a importadores”, revelou Ana Filipa Martins, responsável pela área da Exportação.
Criada há 30 anos, com a abertura de uma fábrica no Cadaval, esta empresa familiar que chegou já à terceira geração, apresenta-se como a “única certificada no país” e mantém a tradição do fabrico artesanal de pão-de-ló, produto de excelência da doçaria portuguesa. Para acompanhar a entrada em mercados externos, a Pão-de-Ló Ti’Piedade criou dois novos produtos que apresentou pela primeira vez, neste certame, em Fevereiro: um pão-de-ló de chocolate e outro sem açúcar.
Apesar da inovação, a reacção foi surpreendente, como contou Ana Filipa Martins. “Uma importadora da Califórnia adorou o pão-de-ló sem açúcar e referiu que é um produto ideal para as consumidoras naquele estado norte-americano”, revelou a responsável, acrescentando que a curiosidade em relação a estes dois produtos também foi visível em importadores da China, Hong Kong, Macau e Argélia, que “não acreditavam ser possível congelar este produto, mantendo a sua qualidade”. “Este é um produto muito «nosso», e como tal, uma mais-valia, sendo que mantemos a confecção artesanal o que lhe confere qualidade”, sublinha.
O SISAB PORTUGAL foi também escolhido para a apresentação mundial do primeiro vinho do Alentejo certificado como Grande Reserva. O lançamento do Grande Reserva 2006 da Roquevale foi feito logo no primeiro dia do Salão e gerou grande procura por importadores.
“Fizemos um esforço incrível para o ter pronto para o SISAB, porque sabemos que é um grande trunfo tê-lo cá”, destacou Eric Auriault a este jornal no último dia do certame, revelando que a receção “foi muito positiva”.
Para o primeiro Grande Reserva da empresa, e de toda a região do Alentejo, além das castas Alicante Bouschet, Touriga Nacional, a enóloga Joana Roque do Vale apostou na Tinta Caiada, “uma casta que está um pouco esquecida”, revelou o co-responsável de exportação da empresa. Uma das particularidades deste vinho “especial, como toda a gama Roquevale desde 2000”, segundo Joana Roque do Vale explicou, foi ter maturado durante 24 meses “em barricas de carvalho francês de terceira e quarta utilização” e continuar ainda com capacidade para envelhecer em garrafa, na casa do consumidor final.
Das 3.500 garrafas produzidas, a maioria terá como destino os mercados externos e só no SISAB PORTUGAL “surgiram novos contactos muito interessantes”, revelou Eric Auriault.
Um produto destinado à comunidade muçulmana, que segue rigorosamente todos os preceitos da religião islâmica, foi o que a Lusiaves lançou este ano, durante a sua primeira participação no certame. O frango Halal foi uma novidade apreciada pelos importadores islâmicos que visitaram o stand da empresa portuguesa, que recentemente obteve o licenciamento para o abate de aves segundo os Rituais Islâmicos.
O produto começou a ser «trabalhado» depois de uma visita de um responsável da empresa ao Dubai, revelou António Domingos, responsável pela exportação. “Conseguimos depois a certificação e começamos a produção”, referiu, revelando que em todo o processo há um membro da comunidade islâmica a acompanhá-lo enquanto outros membros “fazem o abate manual das aves”.
Um processo moroso, mas no qual vale a pena investir, já que se dirige a “um mercado com muito potencial”, segundo António Domingos, que foi contactado no certâmen por empresários da Líbia, Tunísia, Egipto e Moçambique, interessados no novo produto da empresa.
A Biocarne, empresa que se dedica à comercialização de carnes exclusivamente portuguesas, esteve pela primeira vez presente com um stand próprio nesta edição do SISAB PORTUGAL. E escolheu este certame para apresentar o seu novo produto: o Pão com Leitão. Ao Mundo Português, Fernando Moreira, administrador da empresa, revelou o porquê desta escolha. “Estamos a lançar este produto novo aqui no SISAB PORTUGAL. Estamos confiantes no sucesso por ser muito saboroso, pela sua qualidade. É como o pão com chouriço mas com o tradicional leitão”.
O Pão com Leitão, produto totalmente português, é confecionado de forma artesanal em fornos de lenha a partir do original Leitão da Bairrada. A acrescentar a isto, o pão é feito com massa tradicional da Mealhada. “É por estas razões que é um produto de excelência: feito com o melhor tornando-o mais saboroso e sempre a pensar no cliente” sublinhou Fernando Moreira.
Num outro extremo do Pavilhão Atlântico, a Casa Angola dava a conhecer aos importadores a sua «Fonte de Amores», uma água mineral proveniente de nascentes da Serra do Caramulo. O novo produto da empresa que se dedica a cem por cento à exportação foi apresentado pela primeira vez no SISAB PORTUGAL. A empresa decidiu destinar totalmente para os mercados externos esta água que Rui Moreira, administrador da Casa Angola, apresentou a este jornal como “muito leve e própria para países com clima quente”.
“Quisemos dar uma nova dinâmica à nossa presença na exportação e a água é um dos produtos que mais vende nos mercados externos”, explicou o responsável da empresa revelando ainda que o nome escolhido pretende passar uma “ligação mais emocional” ao produto.
A receção à nova água esteve “acima das expectativas” no certame, destacou Rui Moreira, revelando que, entre outras abordagens, recebeu propostas de importadores a pretenderem o exclusivo da «Fonte de Amores», para Macau e confirmou encomendas para a Suíça e a Alemanha.