Empresas lançam produtos inovadores no SISAB PORTUGAL para apostar na exportação

Data:

Uma água mineral leve a pensar nos países de clima quente, um frango congelado com a certificação Halal e que segue rigorosamente os preceitos da religião islâmica e um pão-de-ló sem açucar foram algumas das novidades apresentadas no SISAB PORTUGAL deste ano. Por ser a maior montra dos produtos agro-alimentares portugueses para os mercado externo, há cada vez mais empresas portuguesas a esperarem pelo certame para lançarem novos produtos…

Consolidada a marca no mercado interno, a Pão-de-Ló Ti’Piedade decidiu que em 2013, a exportação é o caminho a seguir. O SISAB PORTUGAL (Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas) foi o certame escolhido para se mostrarem ao mundo e para lançarem novos produtos nos mercados externos.
“Decidimos que 2013 era o ano ideal para começarmos a exportar e esta é a primeira vez que apresentamos os nossos produtos a importadores”, revelou Ana Filipa Martins, responsável pela área da Exportação.
Criada há 30 anos, com a abertura de uma fábrica no Cadaval, esta empresa familiar que chegou já à terceira geração, apresenta-se como a “única certificada no país” e mantém a tradição do fabrico artesanal de pão-de-ló, produto de excelência da doçaria portuguesa. Para acompanhar a entrada em mercados externos, a Pão-de-Ló Ti’Piedade criou dois novos produtos que apresentou pela primeira vez, neste certame, em Fevereiro: um pão-de-ló de chocolate e outro sem açúcar.
Apesar da inovação, a reacção foi surpreendente, como contou Ana Filipa Martins. “Uma importadora da Califórnia adorou o pão-de-ló sem açúcar e referiu que é um produto ideal para as consumidoras naquele estado norte-americano”, revelou a responsável, acrescentando que a curiosidade em relação a estes dois produtos também foi visível em importadores da China, Hong Kong, Macau e Argélia, que “não acreditavam ser possível congelar este produto, mantendo a sua qualidade”. “Este é um produto muito «nosso», e como tal, uma mais-valia, sendo que mantemos a confecção artesanal o que lhe confere qualidade”, sublinha.
O SISAB PORTUGAL foi também escolhido para a apresentação mundial do primeiro vinho do Alentejo certificado como Grande Reserva. O lançamento do Grande Reserva 2006 da Roquevale foi feito logo no primeiro dia do Salão e gerou grande procura por importadores.
“Fizemos um esforço incrível para o ter pronto para o SISAB, porque sabemos que é um grande trunfo tê-lo cá”, destacou Eric Auriault a este jornal no último dia do certame, revelando que a receção “foi muito positiva”.
Para o primeiro Grande Reserva da empresa, e de toda a região do Alentejo, além das castas Alicante Bouschet, Touriga Nacional, a enóloga Joana Roque do Vale apostou na Tinta Caiada, “uma casta que está um pouco esquecida”, revelou o co-responsável de exportação da empresa. Uma das particularidades deste vinho “especial, como toda a gama Roquevale desde 2000”, segundo Joana Roque do Vale explicou, foi ter maturado durante 24 meses “em barricas de carvalho francês de terceira e quarta utilização” e continuar ainda com capacidade para envelhecer em garrafa, na casa do consumidor final.
Das 3.500 garrafas produzidas, a maioria terá como destino os mercados externos e só no SISAB PORTUGAL “surgiram novos contactos muito interessantes”, revelou Eric Auriault.
Um produto destinado à comunidade muçulmana, que segue rigorosamente todos os preceitos da religião islâmica, foi o que a Lusiaves lançou este ano, durante a sua primeira participação no certame. O frango Halal foi uma novidade apreciada pelos importadores islâmicos que visitaram o stand da empresa portuguesa, que recentemente obteve o licenciamento para o abate de aves segundo os Rituais Islâmicos.
O produto começou a ser «trabalhado» depois de uma visita de um responsável da empresa ao Dubai, revelou António Domingos, responsável pela exportação. “Conseguimos depois a certificação e começamos a produção”, referiu, revelando que em todo o processo há um membro da comunidade islâmica a acompanhá-lo enquanto outros membros “fazem o abate manual das aves”.
Um processo moroso, mas no qual vale a pena investir, já que se dirige a “um mercado com muito potencial”, segundo António Domingos, que foi contactado no certâmen por empresários da Líbia, Tunísia, Egipto e Moçambique, interessados no novo produto da empresa.
A Biocarne, empresa que se dedica à comercialização de carnes exclusivamente portuguesas, esteve pela primeira vez presente com um stand próprio nesta edição do SISAB PORTUGAL. E escolheu este certame para apresentar o seu novo produto: o Pão com Leitão. Ao Mundo Português, Fernando Moreira, administrador da empresa, revelou o porquê desta escolha. “Estamos a lançar este produto novo aqui no SISAB PORTUGAL. Estamos confiantes no sucesso por ser muito saboroso, pela sua qualidade. É como o pão com chouriço mas com o tradicional leitão”.
O Pão com Leitão, produto totalmente português, é confecionado de forma artesanal em fornos de lenha a partir do original Leitão da Bairrada. A acrescentar a isto, o pão é feito com massa tradicional da Mealhada. “É por estas razões que é um produto de excelência: feito com o melhor tornando-o mais saboroso e sempre a pensar no cliente” sublinhou Fernando Moreira.
Num outro extremo do Pavilhão Atlântico, a Casa Angola dava a conhecer aos importadores a sua «Fonte de Amores», uma água mineral proveniente de nascentes da Serra do Caramulo. O novo produto da empresa que se dedica a cem por cento à exportação foi apresentado pela primeira vez no SISAB PORTUGAL. A empresa decidiu destinar totalmente para os mercados externos esta água que Rui Moreira, administrador da Casa Angola, apresentou a este jornal como “muito leve e própria para países com clima quente”.
“Quisemos dar uma nova dinâmica à nossa presença na exportação e a água é um dos produtos que mais vende nos mercados externos”, explicou o responsável da empresa revelando ainda que o nome escolhido pretende passar uma “ligação mais emocional” ao produto.
A receção à nova água esteve “acima das expectativas” no certame, destacou Rui Moreira, revelando que, entre outras abordagens, recebeu propostas de importadores a pretenderem o exclusivo da «Fonte de Amores», para Macau e confirmou encomendas para a Suíça e a Alemanha.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.