Papa: Fumo negro ao fim da manhã

Data:

Fumo negro esta manhã da chaminé do Vaticano às 11:40 (10:40 em Lisboa), indicando que os 115 cardeais, reunidos em conclave, ainda não chegaram a consenso sobre o próximo papa.

Esta foi a primeira votação no dia, a segundo do conclave.

A Constituição apostólica, que rege todo o processo, estabelece que nos três primeiros dias de conclave se realizem duas votações de manhã e outras duas à tarde.

Após a segunda votação de cada período, serão queimados os boletins de voto e eventuais anotações que os cardeais tenham feito. Os boletins são queimados em dois fornos, previamente instalados na capela Sistina.

O fumo negro resulta da queima dos boletins de voto dos cardeais, a que é adicionada uma mistura de perclorato de potássio (usado no fogo de artifício), antraceno (hidrocarboneto aromático) e enxofre, de acordo com a agência Ecclesia.

Se um candidato obtiver 77 votos (dois terços) serão queimados os boletins, produzindo um fumo branco (obtido através da mistura de clorato de potássio, lactose e resina), que anuncia a eleição do papa.

O conclave visa escolher o sucessor de Bento XVI, que resignou ao papado no dia 28 de fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.