Exposição no Rio de Janeiro leva público a «passear» pela Baixa de Lisboa

Data:

A partir de 5 de Março o público no Rio de Janeiro poderá «passear» pela Baixa Pombalina de Lisboa, através de uma exposição que faz uso de tecnologias, dispositivos e equipamentos de multimédia associados. «Baixa Pombalina em Tempo Real» pode ser visitada até 30 de maio.

«Baixa Pombalina em Tempo Real», que o Museu da República no Rio de Janeiro abre ao público a 5 de Março, apresenta aquela zona histórica de Lisboa, na sua diversidade e multiculturalidade. A originalidade da exposição está no uso das novas tecnologias, dispositivos e equipamentos de multimédia associados. Projeto do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), a exposição aborda temas como “Lisboa em meados do século XVIII”, “o terramoto de 1755”, “Planeamento urbano, Engenharia e Arquitetura pombalina”, “A Baixa no século XIX e XX e suas manifestações políticas, sociais e culturais” e “A Baixa contemporânea enquanto centro cultural da cidade”.
O espaço que acolhe a exposição foi adaptado para que pessoas com mobilidade reduzida, deficiências auditivas, intelectuais e visuais poderem visitá-la e interagir com os objectos. Para além das instalações como a “Galeria Táctil” e as maquetes tridimensionais, está ainda disponível um audio-guia, a aplicação em Língua Gestual Portuguesa e a tradução de todos os conteúdos em inglês.
A exposição engloba a galeria táctil, uma instalação de ligação em tempo real com o espaço envolvente, um Mural da Baixa em realidade aumentada, duas instalações do corpo como interface de comunicação, um painel da calçada portuguesa em sabão artesanal, maquetes tridimensionais e um conjunto de documentação iconográfica disponível para manipulação pelo público.
Baixa Pombalina em Tempo Real
De 5 de março a 30 maio
Museu da República no RIo de Janeiro
Rua do Catete, 153 – Catete
Terça a sexta, das 10h às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h

Ana Grácio Pinto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.