Alemanha: União Desportiva Portuguesa de Mainz recebeu livros portugueses

Data:

No dia 14 de fevereiro, a União Desportiva Portuguesa (Marias Corações de Portugal) da cidade de Mainz, recebeu a visita do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. Acompanhado pelo Cônsul de Portugal em Estugarda, José Carlos Arsenio e por Abílio Ferreira, ex-vice Cônsul de Frankfurt, o governante entregou àquela associação uma Mini-Biblioteca com livros portugueses, a primeira entregue na Europa. Os responsáveis foram recebidos por Maria do Céu Kosemund, Andreia Coelho, Alcina Barros, Leta Braz, Adoa Coelho, Idalete e Carlos Saraiva do Clube 8 de Dezembro da cidade de Wiesbaden, Patrícia Ferreira, Bruno Miguel Ferreira, Carlos Ramalho e Natan Rocha.
Durante a cerimónia e entrega dos livros de autores portugueses, José Cesário disse esperar que a entrega dos 98 livros fosse proveitosa para a Comunidade e permitisse “momentos de boa leitura e de convívio”. “Que todos aprendam a escrever melhor, que com isso se comuniquem melhor. Esse esforço conjunto do Instituto Camões e da Secretaria (de Estado das Comunidades) foi pensando nisso. Investimos em vários autores, estamos a divulgá-los. Gostaríamos de poder ajudar mais, mas estamos a viver, como todos sabem, uma situação muito difícil em Portugal”, salientou José Cesário.
Andreia Coelho, da associação, agradeceu a doação e revelou que entre a UDP-Mainz pretende futuramente promover mensalmente, a um domingo, sessões de leitura com a presença de um professor de literatura. Outro objetivo daquela instituição será proporcionar aos idosos, em épocas baixas, visitas a Portugal. Para tal, estão a tentar obter parcerias com Câmaras, Juntas de Freguesia e o Inatel. A abertura e um infantário “para que as crianças fiquem amparadas enquanto os pais trabalham e ali aprendam a falar português”, é outro dos objetivos da direção da UDP-Mainz.
Ao Cônsul de Estugarda foram propostas uma série de iniciativas nas cidades de Mainz e Wiesbaden para assinalar em 2014, os 50 anos da Emigração Portuguesa na Alemanha, uma das quais a colocação de uma lápide comemorativa numa das cidades. A associação pediu ainda ao diplomata que o Dia de Portugal seja este ano “comemorado com dignidade em alguma das cidades da área consular de Estugarda”.
José Carlos Arsenio  manifestou interesse em contatar com artistas e intelectuais dessa região para estabeleceram um plano de atividades, em conjunto. A direção da associação revelou ainda que as Permanências Consulares serão quinzenais até o próximo mês de Março devido aos muitos pedidos.
José Cesário parabenizou a UDP-Mainz, reiterando o apreço por uma associação que conta com “ mulheres dinâmicas, dispostas a aprender”. Em Maio, numa gala a decorrer em Londres, a União Desportiva Portuguesa de Mainz receberá um prêmio atribuído pelo jornal «As Notícias» do Reino Unido pelo trabalho desenvolvido junto à comunidade portuguesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.