Papa: Conclave para a eleição do novo papa tem início entre 15 e 20 de março

Data:

O conclave para a eleição do novo papa começará entre 15 e 20 de março, declarou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

O papa Bento XVI anunciou a sua resignação, na segunda-feira, devido à sua avançada idade e à falta de forças.

Assim que Bento XVI resignar oficialmente ao pontificado, a 28 de fevereiro, imediatamente começará a Sede Vacante, assim não se descarta a possibilidade de o conclave começar a 15 de março, precisou Lombardi.

A legislação do Vaticano estabelece que o conclave de cardeais deve começar entre 15 a 20 dias depois do início da chamada Sede Vacante, que é o tempo que vai desde a morte ou renúncia de um papa até a eleição do pontífice seguinte, com o objetivo de permitir a todos os cardeais deslocarem-se a Roma.

Bento XVI resignará oficialmente ao pontificado no dia 28 de fevereiro, às 17:00 horas de Roma (16:00 horas de Lisboa), três horas antes do que havia sido anunciado, declarou Lombardi.

O papa será levado de helicóptero até a residência papal de Castel Gandolfo, a 30 quilómetros ao sul de Roma.

O papa Bento XVI, 85 anos, anunciou na segunda-feira, durante um consistório no Vaticano, a sua resignação a partir dia 28 de fevereiro devido “à idade avançada”.

O último chefe da Igreja Católica a resignar foi Gregório XII, no século XV (1406-1415).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.