José Cesário visita comunidade portuguesa em Zurique e Paris

Data:

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas inicia hoje ao fim da tarde, uma deslocação de três dias a Zurique e a Paris, levando na agenda encontros com representantes consulares, dirigentes associativos e a visita a uma escola.

Ainda hoje José Cesário participará num encontro organizado pelo presidente de «Os Lusitanos», onde estará acompanhado pela Cônsul-Geral de Portugal em Zurique, Liliana Neto, pelo coordenador das Missões Católica na Suíça, padre Aloísio Araújo, e pelo responsável pela Missão Católica em Zurique, padre José Carlos.

Amanhã, dia 11, o governante reúne-se com o professor Carlos Almeida no Cônsulado-Geral em Zurique, visita uma escola, acompanhado pela cônsul e encontra-se com membros da Associação de Pais Portugueses de Engadina. Ainda nesse dia, José Cesário reúne-se com dirigentes associativos do Clube Desportivo, Cultural e Recreativo de Engadina, do FC Lusitanos de Samedam e da Associação Engiadina de La Punt.

No sábado, dia 12, o governante desloca-se à região de Paris, onde vai participar de várias atividades junto da comunidade portuguesa em Aulnay-sous-Bois. José Cesário vai marcar presença no Espace Jacques Prévert, juntamente com o presidente da Câmara Municipal daquela cidade, para um evento comemorativo dos 43 anos da Associação Cultura Portuguesa de Aulnay-sous-Bois. No âmbito das comemorações, o secretário de Estado das Comunidades assiste à exibição do longa-metragem português «Tabu», que será apresentado por Jacques Lemiere, sociólogo da Universidade de Lille, e especialista em cinema português. A noite vai terminar com uma degustação de vinhos e especialidades portuguesas.

Em declarações à agência Lusa, referiu que o encontro em Zurique com os responsáveis das Missões Católicas e do Clube Os Lusitanos, tem em vista “a análise das situações mais delicadas locais sob o ponto de vista dos novos casos de emigração e também a evolução das questões das escolas do ensino de português”.

“Nós temos mantido contacto (com as Missões Católicas na Suíça) e sei que eles próprios já têm apoiado várias pessoas em situações delicadas. Agora, trata-se de ver como este processo tem evoluído, o que se passa, ver que casos e o que podemos fazer em conjunto”, revelou. José Cesário regressa no domingo a Portugal.

Ana Grácio Pinto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.