Casa-Museu Egas Moniz vai reabrir ao público

Data:

Depois de dois anos encerrada para a realização de obras de recuperação que custaram 155 mil euros, a Casa-Museu Egas Moniz, em Estarreja, vai reabrir ao público este mês, avançou a Câmara local. Fonte da autarquia afirmou à Lusa, que a reabertura do museu é um dos pontos altos das comemorações do oitavo aniversário da elevação de Estarreja a cidade, que decorrem até 31 de janeiro.
A sessão oficial da reabertura da Casa-Museu está agendada para 26 de janeiro e inclui a apresentação do estudo prévio de reabilitação do imóvel e do anteprojeto do arranjo urbanístico da Quinta do Marinheiro. Para o dia 27 está previsto um «Dia Aberto», com visitas guiadas gratuitas à Casa-Museu, ao Moinho de Meias e à Quinta do Marinheiro.
A casa onde viveu o Prémio Nobel da Medicina de 1949 está encerrada desde agosto de 2010, para a realização de uma empreitada, que teve como principal objetivo eliminar um problema de fungos no piso de madeira no rés-do-chão do edifício.
Em 2008, a Câmara Municipal avançou pela primeira vez com obras de conservação neste espaço, num investimento de 200 mil euros. Um ano mais tarde, a Casa-Museu Egas Moniz reabria ao público no 41.º aniversário da sua inauguração.
Egas Moniz (Prémio Nobel da Medicina em 1949) quis, em testamento, que a sua casa, projetada pelo arquiteto Korrody em 1915, bem como a vizinha Quinta do Marinheiro, fossem destinadas a Casa-Museu e Escola de Artes e Ofícios. O espaço evoca os estudos que valeram ao médico português a distinção recebida da Academia de Estocolmo, sobre a angiografia cerebral e a leucotomia pré-frontal.
A Casa-Museu mantém o ambiente e os objetos quotidianos do tempo de Egas Moniz, para além das suas coleções de porcelanas de Sèvres e da Companhia das Índias, de pinturas de José Malhoa ou Abel Salazar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.