Prestação tem diminuído no crédito habitação

Data:

As taxas Euribor a três e a seis meses, prazos a que está indexada a maioria dos contratos de crédito à habitação das famílias portuguesas, registaram uma queda superior a 80% ao longo de 2012, reduzindo a prestação mensal de um empréstimo de 150 mil euros em cerca de 100 euros.
Neste momento, as taxas já apresentam uma margem reduzida para novas descidas, mas a boa notícia para as famílias reside no facto de se esperar que se mantenham nos actuais níveis baixos durante o ano de 2013. A Euribor a seis meses vai fechar o mês de Dezembro com um valor muito próximo de 0,324% (ver gráfico), o que representa uma queda de 80,6% face a igual mês do ano passado (1,671%). O prazo mais longo de 12 meses, muito pouco utilizado no crédito à habitação em Portugal, registava uma média de 0,549% até ontem, incorporando uma queda de 72,55 por face ao valor de há um ano atrás (2,004%).
A queda das taxas em Dezembro vai permitir uma ligeira redução das prestações mensais dos contratos a rever em Janeiro, apesar de a redução ser cada vez menos expressiva, o que se explica pelo facto de a componente de amortização de capital aumentar de peso sempre que a componente de juros desce. Por outro lado, numa boa parte dos contratos, o peso dos spreads ou margem comercial dos bancos já é maior do que o do indexante que serve de base ao contrato, na grande maioria dos casos a Euribor. Por exemplo, osspreads mais baixos, de 0,25%, que muitas famílias conseguiram negociar nos contratos mais antigos, já são mais altos de que o valor actual da Euribor a três meses.
Nos contratos mais recentes, com spreads que variam entre 2% e 6%, a variação da Euribor tem um impacto muito Uma simulação para um empréstimo de 150 mil euros, a 30 anos, com umspread de 0,7%, e indexado à Euribor a três meses, mostra como a redução da prestação é cada vez menor. Com a média de Dezembro, o empréstimo vai passar a pagar uma prestação de 474,58 euros. A prestação caiu 89,35 euros no espaço de um ano, ou seja, 17,8%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.