Argentina: Clube Português da Grande Buenos Aires tem nova direção

Data:

Muitos dos emigrantes portugueses que vieram para a Argentina na primeira metade do século XX, decidiram estabelecer-se na Capital Federal, enquanto outros seguiram para o interior do país estabelecendo-se em cidades como Comodoro Rivadavia, Mar del Plata, Olavarria, entre outras. Mas a maioria estabeleceu-se no subúrbio de Buenos Aires, mais conhecido como o «Grande Buenos Aires».
Foi na década dos anos de 1970, no auge das instituições portuguesas, que um grupo liderado pelo português Martinhano Fernandes dos Reis e que incluía Antonio Dos Santos e Manuel Coelho, decidiu fundar na cidade de Isidro Casanova, o Centro Cultural Português, que mudou o seu nome para Clube Português da Grande Buenos Aires.
Uma instituição próspera, que em 34 anos cresceu a olhos vistos e já sediou eventos importantes, como a visita em 1995, do então Presidente da República português, Mário Soares.
A 17 de novembro, os membros do Clube voltaram a reunir-se, desta vez para a 41º Assembleia Geral, que começou às 18 horas. O presidente cessante, José Amaro, deu as boas-vindas e leu a convocatória, que foi formalmente aprovada.
De seguida, o Secretário-Geral, José da Silva Martins, leu a memória institucional, resumindo o que foi realizado pela direção, destacando as festas, as atividades das várias escolas de desporto, os eventos culturais realizados pelo rancho folclórico.
Um momento emotivo foi a leitura dos nomes dos sócios que faleceram, tendo sido feito um minuto de silêncio em sua memória. Foi ainda feito o balanço dos gastos e das receitas do Clube, por Andrea Lima Pereira, contadora do Club Português.
A lista da nova direção foi depois aprovada por unanimidade e coube a Fábio Topinno e Martin D’Oliveira – como membros da Assembleia – assinarem a ata.
Antes do encerramento da reunião, o presidente cessante agradeceu a todos os membros da direção que o acompanharam nestes anos de administração, especialmente o vice-presidente Gustavo dos Santos, e o tesoureiro João dos Santos Cruz, de quem destacou o excelente trabalho na gestão dos recursos da instituição.
Por fim, o novo presidente Oscar Alves dos Santos, agradeceu as presenças na Assembleia. Lançou o desafio aos mais jovens para que se juntem à instituição e a todos os membros do Clube para continuarem a trabalhar com aqueles que já estão na Comissão Diretiva, no sentido de manterem a atmosfera de paz e harmonia que o Clube vive. É digno de nota destacar que o amigo Oscar Alves dos Santos, trabalha em prol desta instituição desde a fundação em 1978, com seu pai Serafim e os sócios fundadores.
Oscar ocupou diversos cargos nas distintas Comissões Executivas, como vocal, tesoureiro, auditor de contas, secretário de Atas, secretário-geral, vice-presidente, até alcançar este ano, aos 59 anos, o principal cargo na instituição: presidente. Após a Assembleia, a nova direção ofereceu aos participantes uma sardinhada, que teve lugar no parque desta Casa Portuguesa.

Comissão Diretiva 2012-2014

Presidente
OSCAR ALVES DOS SANTOS   
                                                   
1º Vice-presidente
GUSTAVO DOS SANTOS CRUZ     
                   
2º Vice-presidente
RODOLFO DE FARIA VIANA     
                                     
Secretário-geral
JOSÉ DA SILVA MARTINS 
                                      
Pro-secretário
MANUEL DA COSTA MANO    
                                               
Tesoureiro
JOÃO DOS SANTOS CRUZ   
                                                  
Pro-tesoureiro:
FERNANDO DOS SANTOS
                                                         
Secretária de atas:
MARIA BELEN A. DOS SANTOS
                      
Bibliotecária:
MARIA HELENA G. DUARTE

Vogais Titulares:
JOSE ANICETO
RAMIRO PORTELA
CARLOS ZANELLI
VICTOR RODRIGUES
FÁBIO TOPPINO
JOSÉ AFONSO

Vogais Suplentes:
RICARDO GRAZNA
MANUEL FERREIRA
JOSÉ AMARO
DOMINGO DE FARIA VIANA GUSTAVO FERREIRA

Comissão Revisora de Contas
Titulares:
LEANDRO DOMINGOS
FRANCISCO RODRIGUES
ANTÓNIO RIBEIRO

Suplentes:
RICARDO FERNANDEZ
MANUEL LARANJEIRA
FELISMINA BRAZ

Comissão Assessora Consultiva 
DAVID DE SOUSA PIRES
JOSÉ BANDEIRA
ROSA SÁ PEREIRA

Martin Fabian D’Oliveira
Colaborador na Argentina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.