Bola de Ouro da Fifa: Os suspeitos do costume…

Data:

Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Andrés Iniesta. Sem surpresas, o craque português vai disputar com os dois jogadores do Barcelona o prémio Bola de Ouro FIFA/ France Football, que distingue o melhor jogador de 2012, numa espécie de “remake” do prémio UEFA, ganho por Iniesta, em agosto deste ano.

O craque português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, está entre os três finalistas da Bola de Ouro FIFA de 2012, junto aos jogadores do FC Barcelona Lionel Messi e Andrés Iniesta, prémio FIFA/ France Football.
A 30 de agosto, os três jogadores já tinham sido os finalistas do prémio de melhor jogador da UEFA de 2011/2012, tendo a vitória pertencido ao médio Iniesta, que foi nomeado o melhor jogador do Europeu de 2012, ganho pela Espanha.
Cristiano Ronaldo, melhor jogador do ano da FIFA e Bola de Ouro em 2008, numa altura em que ainda eram atribuídos dois prémios, repete o estatuto de finalista de 2011, então junto a Messi e ao também jogador do FC Barcelona Xavi Hernandez. O avançado do Real Madrid ficou em segundo lugar, com 21,6 por cento dos votos, atrás do argentino Lionel Messi, que, com 47,88, foi eleito o melhor do Mundo pelo terceiro ano consecutivo.
O “10” do “Barça” tem, assim, na sua posse os dois troféus Bola de Ouro FIFA, que o organismo que superintende o futebol mundial e a revista francesa France Football passaram a dar conjuntamente, desde 2010.
No primeiro ano, os três finalistas foram do FC Barcelona, com Messi (22,65 por cento dos votos) a vencer os seus companheiros de equipa Iniesta (17,36) e Xavi (16,48), que haviam ajudado a Espanha a conquistar o título mundial, na África do Sul.
Cristiano Ronaldo volta a estar entre os candidatos à Bola de Ouro e a ser o primeiro português a vencê-lo em duas ocasiões, já que Eusébio (1965) e Figo (2000) apenas ganharam uma vez.
Se Ronaldo persegue o “bis”, Lionel Messi, que em 2012 já soma 82 golos, seguindo a escassos três do recorde mundial do alemão Gerd Müller 85, em 1972), pode tornar-se o primeiro jogador da história a ser eleito o melhor do ano pela quarta vez.
No que respeita à Bola de Ouro, apenas os holandeses Johan Cruyff e Marco van Basten e o francês Michel Platini venceram por três vezes, numa altura em que o prémio era só para europeus, e, quanto ao troféu de jogador do ano da FIFA (1991 a 2009), somam três o brasileiro Ronaldo e o gaulês Zinedine Zidane.
Dos três finalistas, Iniesta tem o melhor palmarés, face ao triunfo da Espanha no Euro2012, e Ronaldo ostenta a vitória na Liga espanhola de 2011/2012, prova da qual Messi foi eleito o melhor jogador, após os 50 golos que lhe deram a “Bota de Ouro”.
A Bola de Ouro, eleição dos selecionadores nacionais e respetivos “capitães” de equipa e por jornalistas que acompanham a modalidade, vai ser entregue na Gala da FIFA, a 7 de janeiro de 2013, na cidade suíça de Zurique.

Cristiano Ronaldo
“Una honra e um orgulho”

Cristiano Ronaldo reconheceu que é “uma honra e um orgulho” estar entre os candidatos. “É uma honra e um orgulho para mim ter sido escolhido como candidato tanto para a Bola de Ouro como para o ‘onze’ ideal da FIFA”, disse Cristiano Ronaldo, em declarações ao site oficial do Real Madrid. Para o capitão da seleção portuguesa, vencedor da Bola de Ouro em 2008, estar nomeado para dois prémios “muito bonitos” é resultado do bom trabalho que realizou e da ajuda dos colegas tanto do Real Madrid como da seleção portuguesa.
Cristiano Ronaldo felicitou ainda José Mourinho por ter sido incluído, pelo terceiro ano consecutivo, entre os três candidatos ao prémio de melhor treinador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.