Portugal aumenta investigação nas Ciências Marinhas

Data:

O contributo português em publicações na área das Ciências Marinhas tem aumentado significativamente nas últimas duas décadas, refletindo a tendência observada em outros países europeus. Em comunicado difundido pelo Centro de Oceanografia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no âmbito do Dia Mundial da Ciência, o contributo dos investigadores portugueses tem tido “particular expressão, ultrapassando as 5000 publicações em revistas internacionais nos últimos oito anos”.
Os dados, da ISI Web of Knowledge, Comissão Europeia e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, indicam que o número anual de publicações na área, desde 2005, por cada 100 mil habitantes em Portugal é equiparável aos contributos da Holanda ou do Reino Unido. A“Portugal tem um retorno, em termos de publicações científicas, muito elevado comparativamente a outros países europeus com grande tradição nesta área de estudo”, informa. Esta produção científica resulta das atividades desenvolvidas em 13 instituições ou centros de investigação.
“O Centro de Oceanografia, com 140 investigadores, contribuiu com aproximadamente 600 estudos publicados ao longo dos últimos oito anos, sendo assim responsável por uma parte importante da produção científica nacional (12 por cento)”, refere. Os avanços de conhecimento na área do mar contribuiem essencialmente para a promoção de novas tecnologias e atividades (produção de energia, aquicultura, pesca, turismo, defesa, conservação da biodiversidade) para o desenvolvimento sustentável e a valorização de recursos.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.