Português cria sistema de localização para idosos

Data:

Ricardo Moutinho, investigador do Fraunhofer Portugal, é um dos cinco finalistas dos World Summit Awards Mobile (WSA), considerados os óscares das mobile apps. O português concorrer na categoria «m-Inclusion and Empowerment», com o projeto «AlzNav».
O AlzNav, uma aplicação para Android que se traduz num sistema de localização e navegação criado a pensar na população sénior e também pessoas em estado inicial de demência, foi selecionado entre mais de 435 projetos a concurso provenientes de mais de uma centena de países. A ideia do novo sistema é dar mais autonomia ao utilizador, dotando-o de um maior sentimento de segurança quando sai de casa. Permite, entre outras coisas, definir uma área ou zona de segurança por onde o idoso pode andar, sendo que quando sair dessa área a aplicação envia um aviso para o familiar ou prestador de cuidados.
Funciona também como uma sistema de navegação simplificado, que permite guiar o idoso até casa com facilidade.
Os WSA, são o maior evento mundial das mobile apps. Realizam-se de dois em dois anos e pretendem selecionar e distinguir aplicações mobile inovadoras, que consigam transformar o quotidiano dos seus utilizadores. O objetivo é apoiar as instituições que desenvolvam aplicações digitais criativas que pela qualidade e pelo conteúdo, ajudem a construir um verdadeiro património eletrónico educativo, científico e cultural.
Promovido pelo International Center for New Media em Salzburgo, os WSA são uma iniciativa internacional, sem fins lucrativos, que conta com o apoio das Nações Unidas. A cerimónia final de entrega dos prémios terá lugar entre 3 e 5 de Fevereiro de 2013, em Abu Dhabi. Anteriormente, o AlzNav foi um dos três projetos finalistas do concurso «Vodafone Foundation Smart Accessibility Awards» em 2011. A aplicação já está disponível para download no Android Market.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.