Bélgica: Representação consular de Portugal em Antuérpia vai ser reestruturada

Data:

O consulado honorário de Portugal em Antuérpia vai manter um cônsul honorário, mas os atos administrativos passam a ser tratados por permanências consulares, que se deslocam ao local em dias certos da semana, disse à Lusa fonte governamental.
O conselheiro das Comunidades Portuguesas pela Bélgica, Pedro Rupio, tinha informado que o consulado tinha encerrado, informação que confirmou junto da embaixada de Portugal em Bruxelas, lamentando esta “péssima novidade” para o número crescente de portugueses que se instalam região da Flandres.
Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse à Lusa que, para reduzir custos e à semelhança do que sucedeu noutros locais, a representação portuguesa em Antuérpia deixará de funcionar nos moldes em que existe, mas o Governo não pretenderá fechá-la.
Assim, o cônsul honorário vai ser mantido, mas a maioria dos serviços administrativos passará a ser garantido por permanências consulares, que se deslocarão ao local em dias certos da semana, com equipamentos móveis para tratar de documentos como cartão do cidadão e ou o passaporte.
Segundo Pedro Rupio, estão inscritas no consulado de Antuérpia 15 mil pessoas e, em média, inscreviam-se anualmente mais 400 portugueses, com tendência para um aumento, “já que a emigração está a crescer”.
Pedro Rupio disse que lhe foi indicado que o encerramento se deveu ao facto de o subsídio que era enviado anualmente pelo Estado ter sido “significativamente reduzido”, tornando impossível manter o funcionamento normal do Consulado. A alternativa passa a ser o consulado em Bruxelas, a menos de 50 quilómetros de distância.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.