Porto recebeu Fórum Luso-Talentos

Data:

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas defende a necessidade de reforçar a ligação entre Portugal e as comunidades para que se crie “uma verdadeira diáspora com espírito de lobbies e capacidade de influência”. José Cesário falava durante o Fórum Luso-Talentos, organizado pelo Observatório dos Luso Descendentes com o apoio da Secretaria de Estado das Comunidades, e que se realizou no Porto, com a participação de portugueses e lusodescendentes residentes em França, Reino Unido, Luxemburgo, Canadá, Estados Unidos, Macau, Brasil e África do Sul.
O objetivo foi a recolha de ideias e a criação de projetos autónomos, que reforcem a ligação de Portugal à sua diáspora e inter-diáspora. Os 27 participantes foram selecionados pelo “importante trabalho” que desenvolvem junto das respetivas comunidades, em áreas que vão desde a literatura, à representação, música, artes plástica, investigação até à gastronomia.
E é, precisamente, na área da gastronomia, na Dinamarca, e naquele que foi considerado “o melhor Restaurante do Mundo” pelo «San Pellegrino Top 50 Restaurantes», que Leonardo Pereira, de 26 anos, natural de Santa Maria da Feira, desenvolve o seu trabalho.
“Tento fixar-me dois ou três anos em cada país, mas penso regressar a Portugal, não para abrir um restaurante, mas para criar um movimento educativo que contribua de alguma forma para que os portugueses se alimentem melhor e a partir de casa”, contou à Lusa, apontando o exemplo do trabalho realizado pelo cozinheiro Jamie Oliver.
Organizado pelo Observatório dos Lusodescendentes, o encontro conta também com a presença de um japonês, que apesar de não ter origens portuguesas conhecidas, se considera lusófono e lusófilo, particularmente apaixonado pela zona de Miranda do Douro, ao ponto de falar algum mirandês, além de português.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.