Governo da Madeira apela à população para que cumpra orientações da Proteção Civil

Data:

O Governo Regional da Madeira apelou esta sexta-feira à população para que cumpra as orientações da Proteção Civil na sequência do aviso vermelho emitido pelo Instituto de Meteorologia devido à chuva e vento fortes para sábado e domingo.

“As pessoas sigam todas as orientações que forem dadas pelas autoridades de Proteção Civil, sejam regionais, sejam municipais, pela Polícia de Segurança Pública, pelos bombeiros e estejam atentas”, afirmou o secretário dos Assuntos Sociais da Madeira, Francisco Jardim Ramos.

O governante, que tem a tutela da Proteção Civil regional, pediu ainda às pessoas que “se mantenham em lugares seguros, não saiam de casa se não for necessário, não circulem por zonas altas ou perigosas e mantenham confiança nas orientações que forem sendo dadas pelas autoridades da meteorologia e da Proteção Civil”.

Francisco Jardim Ramos falou aos jornalistas momentos antes de uma reunião na sede da Proteção Civil Regional, no Funchal.

Na reunião, do Centro de Coordenação Operacional e presidida pelo secretário dos Assuntos Sociais, estão bombeiros, autarcas, PSP, Forças Armadas e representantes de vários organismos regionais, entidades que podem vir a ser solicitadas para responder a eventuais problemas que decorram na sequência do aviso vermelho.

A Madeira está sob aviso vermelho, o mais grave na escala do Instituto de Meteorologia (IM), da noite de sábado até à manhã de domingo, devido a chuva forte no arquipélago e vento com rajadas nas zonas montanhosas, informou hoje o IM.

O mau tempo, de acordo com as previsões do IM, deverá atingir o arquipélago já a partir da madrugada de sábado (03:00) e estender-se até à manhã de segunda-feira.

Nas regiões montanhosas, na costa norte e na costa sul da ilha da Madeira a previsão de precipitação forte, levaram o IM a acionar o aviso vermelho entre as 18:00 de sábado e as 12:00 de domingo.

Nas montanhas, o vento deverá soprar excecionalmente forte de norte, com rajadas da ordem dos 140 km hora.

No Porto Santo, o IM aciona o aviso vermelho entre as 18:00 de sábado e as 11:59 de domingo devido a períodos de chuva forte ou aguaceiros fortes.

O vento soprará de forte a muito forte de norte/nordeste com rajadas da ordem dos 100 km/h.

Na costa norte da Madeira e no Porto Santo, as ondas devem registar de quatro a seis metros, temporariamente de seis a sete metros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.