População de Cantanhede quer manutenção das freguesias

Data:

A Plataforma Nacional Contra a Extinção de Freguesias vai promover “uma manifestação nacional” em Lisboa na primeira quinzena de janeiro, disse à agência Lusa Álvaro Pinto, dirigente do movimento.
A decisão foi tomada em Cernache, em Coimbra, durante uma reunião do movimento que exige “a revogação da lei 22/2012” (regime jurídico da reorganização administrativa territorial autárquica).
Se, como é admissível, a lei for debatida na Assembleia da República (AR) na primeira quinzena de janeiro, a plataforma “tentará fazer com que a manifestação coincida com o mesmo dia” da discussão parlamentar, adiantou o responsável.
No entanto, Álvaro Pinto referiu que não está excluída a possibilidade de antecipar a manifestação, caso o debate na AR se realize antes do início do próximo ano, e assegurou que qualquer adiamento da discussão não porá em causa a realização da iniciativa.
“Esta manifestação nacional é complementar de todas as ações” que “têm vindo a ser e continuarão a ser promovidas”, sobretudo pelas autarquias, referiu Álvaro Pinto, sublinhando que a plataforma continua a “apelar e a estimular todas as ações”, designadamente no plano jurídico, para combater “a extinção de freguesias” com a revogação da lei 22/2012.
“Não queremos remendos na lei, exigimos a sua revogação”, sublinhou o dirigente e presidente da Junta de Freguesia de Parada de Todeia, concelho de Paredes.
“Já há dezenas de freguesias e alguns municípios que estão a desencadear processos legais” contra a aplicação da lei de acordo com a proposta da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território, que prevê a agregação de mais de 1.100 freguesias.
A proposta já foi entregue na Assembleia da República.
Álvaro Pinto indicou que a lei 22/2012 “acrescenta mais sofrimento e sacrifício ao povo” e é “uma lei má” e afirmou que não são apenas “as freguesias a agregar ou a extinguir” e os municípios afetados por este processo que estão contra ela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.