Taça de Portugal: Lourinhanense e Fabril nos oitavos

Data:

Emoções fortes na quarta eliminatória da Taça de Portugal com o FC Porto, o Benfica e o Sporting de Braga conseguiram cumprir os seus objetivos e seguem para os oitavos de final da competição. A próxima jornada vai ser jogada no início de dezembro.

FC Porto, Benfica e Sporting de Braga avançam para os oitavos de final da Taça de Portugal, fase em que também vão estar os primodivisionários Beira-Mar, Marítimo, Gil Vicente, Paços de Ferreira, Académica e Vitória de Guimarães. Da 2ª Liga seguem em frente o Arouca, Oliveirense e Belenenses, enquanto que da 2ª Divisão segue o Tourizense.
Lourinhanense e Fabril são para já os grandes heróis da Taça. É que os dois clubes da 3ª Divisão estão nos oitavos pela 1ª vez desde a criação da 2ª liga.

Luisão regressa na Taça

Benfica apurou-se, com um “apagão” à mistura, para os oitavos de final da Taça de Portugal com um triunfo no campo do Moreirense, por 1-0, enquanto o Sporting de Braga cumpriu frente ao secundário Pampilhosa.
No regresso de Luisão e perante um adversário que eliminou o Sporting na ronda anterior, o Benfica acabou por ultrapassar este obstáculo e manter-se a caminho da sua 27.ª Taça de Portugal com golos de Matic, aos 59 minutos, e Oscar Cardozo, aos 94 minutos.
O encontro ficou marcado por uma interrupção de cerca de 20 minutos, motivada por uma falha no sistema de iluminação ocorrida perto do minuto 80 no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.
No terreno do Pampilhosa, o Sporting de Braga também assegurou a passagem aos “oitavos” ao vencer por 3-1 a formação da II Divisão. Hugo Viana (12 minutos) e Alan (19), de grande penalidade, colocaram a equipa bracarense a vencer por 2-0, mas Leitão (38) reduziu ainda antes do intervalo, antes de Zé Luís carimbar o triunfo, já em tempo de descontos (90+1).

FC Porto vence sem problemas

O FC Porto e o Marítimo avançaram para os oitavos, fase onde também está o Beira-Mar, depois de um duro teste com o Farense, que só acabou nos penáltis.
O FC Porto viajou até à Madeira com o estatuto de favorito e, nas palavras do treinador do Nacional, Manuel Machado, de adversário mais indesejado, algo que ficou comprovado com a clara vitória por 3-0.  Na Choupana, o argentino Lucho Gonzalez colocou os campeões nacionais em vantagem aos 27 minutos, com o francês Mangala (71) e o brasileiro Kléber (89) a fazerem os outros dois golos dos “dragões” já na segunda parte.
Marítimo e Beira-Mar também ultrapassaram os seus rivais e estão nos oitavos.
Mas se o Marítimo nunca viu a sua vaga comprometida pelo modesto Aguiar da Beira, da III divisão, vencendo por 3-0 com dois golos de Luís Olim (10 e 79 minutos) Adilson (89), o Beira-Mar foi obrigado a horas extras pelo Farense.
O líder da Zona Sul da II Divisão teve maior ascendente e dispôs das melhores ocasiões, mas acabou eliminado na marcação de grandes penalidades, com o avançado senegalês Diop a permitir a defesa de Rui Rego no único remate falhado, que qualificou os aveirenses.
O apuramento do Beira-Mar chegou depois de, no tempo regulamentar, ter estado a ganhar depois de um golo de Nildo (20 minutos), antes de permitir o 1-1, com assinatura de Lourenço.
Quem também teve que suar muito foi a Académica que precisou de um penálti polémico para se desfazer do Penalva do Castelo, da III Divisão, e manter intacta a esperança de revalidar o título na Taça de Portugal. O tento solidário da partida foi apontado aos 108 minutos, na conversão de uma grande penalidade, assinalada pelo árbitro João Ferreira, por alegada mão na bola do defesa Tiago Borges dentro de área, após remate de Wilson Eduardo.
A equipa que ocupa o quinto lugar da Série C da III divisão resistiu, durante todo o tempo regulamentar, aos vencedores em título, com o guarda-redes Bruno Ferrary a parar todas as tentativas da Académica.

Rio Ave cai com o Arouca

Ainda assim, a Académica teve melhor sorte do que outro clube da I Liga: o Arouca, da II Liga, deixou pelo caminho o Rio Ave, que aguentou o empate no tempo regulamentar, mas não conseguiu evitar o golo do sérvio Kovacevic, perdendo no prolongamento por 2-1.
Destino semelhante podia ter tido o Gil Vicente que, na visita ao Mirandela, da II divisão, foi obrigado a sofrer até ao final para ganhar por 2-1, com uma grande penalidade convertida por Cláudio, nos últimos minutos do prolongamento.
Ainda nesta fase, e na luta entre iguais, os “Vitórias” imitaram-se em quase tudo, empatando no tempo regulamentar (1-1) e ainda mais no prolongamento, uma vez que quando o Guimarães festejava o 2-1, já o Setúbal fazia o 2-2. Na lotaria das grandes penalidades, os vimaranenses estiveram mais certeiros, impondo-se por 5-3.
No outro jogo entre clubes da I Liga, o Paços de Ferreira derrotou a Olhanense por 2-1, para desespero do técnico Sérgio Conceição. Os pacenses qualificaram-se para os oitavos de final graças a um “bis” de Cícero, quando jogavam com mais um, por expulsão de Targino.
O avançado luso do Paços de Ferreira, sem marcar em jogos oficiais desde 28 de setembro (derrota com o Benfica, por 2-1, na Mata Real), precisou apenas de três minutos dar a volta a um resultado que era desfavorável, desde que Abdi atirou para dentro da baliza aos 13 minutos, com dois golos de cabeça, aos 78 e 81 minutos.
Num dia em que os pequenos tombaram os grandes, o Feirense, que na época passada esteve na I Liga, caiu com o Lourinhanense, da III divisão, e o Santa Clara, da II Liga, foi eliminado pelo Tourizense (II divisão) no prolongamento.
Mas houve também quem tenha cumprido o esperado, caso do Belenenses, segundo da II Liga, que avançou tranquilamente para a próxima eliminatória, com uma vitória por 3-0 com o Pedras Rubras, da III divisão.
Apurados para os “oitavos” estão também o Fabril, que venceu o duelo entre emblemas da terceira divisão frente ao Oliveira do Hospital por 2-0, e a Oliveirense, da II Liga, vitoriosa por 1-0, diante da União de Leiria, da II divisão.
A quinta eliminatória vai ser disputada a 2 de dezembro de 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.