Canadá: Charles Sousa é candidato à presidência do Partido Liberal do Ontário

Data:

O luso-canadiano Charles Sousa, até agora ministro da Imigração do Ontário, anunciou no dia 10 deste mês, a candidatura à liderança do Partido Liberal na província, processo que escolherá automaticamente o primeiro-ministro provincial.
Charles Sousa, do distrito eleitoral de Misissaurga-Sul e ministro provincial do Trabalho entre 2010 e 2011, junta-se agora a três outros candidatos oficiais à presidência do partido: Sandra Pupatello, antiga ministra dos serviços sociais, Kathleen Wynne e Glen Murray, estes dois deputados provinciais da área de Toronto. Aguarda-se ainda que nos próximos dias a lista de candidatos aumente, com o surgimento de mais políticos conhecidos.
A corrida à liderança do Partido Liberal – que será decidida na convenção marcada para o final de janeiro de 2013 – apresenta a particularidade de tornar automaticamente o vencedor em primeiro-ministro do Ontário, na medida em este que irá prosseguir o mandato do titular cessante.
Esta situação foi gerada a demissão de Dalton Mcguinty no passado dia 15 de outubro, quando havia cumprido apenas um ano do terceiro seu mandato consecutivo.
Apesar de McGuinty justificar o afastamento com razões familiares, a sua demissão ocorreu no momento de forte polémica política à volta de dois casos: um sobre irregularidades no serviço de emergência aéreo provincial com utilização de helicópteros, conhecido pela designação Orange; e o outro foram decisões tomadas pelo seu executivo relativas ao cancelamento de duas centrais a gás planeadas na província, com compensações de centenas de milhões de dólares.
Na sequência da demissão, McGuinty decidiu igualmente cessar a atividade legislativa parlamentar no Ontário, o que, no entender da oposição, serviu para evitar o debate sobre aqueles dois dossiês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.