V. Pouca de Aguiar: Castanha pode render meio milhão de euros a 1.500 famílias

Data:

Cerca de 1.500 famílias de Vila Pouca de Aguiar dedicam-se à apanha de castanha, cuja produção deverá rondar este ano, no concelho, as 450 toneladas e render cerca de meio milhão de euros, segundo dados da autarquia.
A castanha é considerada “o ouro” da agricultura no concelho e segundo o presidente da Câmara, Domingos Dias, é o “produto que mais contribuiu para a sobrevivência dos agricultores”.
No concelho existem cerca de 5.000 soutos que deverão render este ano 450 toneladas de castanha e cerca de meio milhão de euros. Este ano houve atraso na produção, que se perspetiva também menor em relação a 2011, mas de igual qualidade.
Nesta altura, os agricultores vão todos os dias apanhar as castanhas. “Quando elas caem tem que se apanhar ou então estragam-se”, afirmou à Lusa, João de Jesus, de Tinhela de Baixo. O produtor disse que este é um ano de menos fruto mas que espera ainda “fazer um dinheirito”. Em 2011, vendeu cerca de 1.200 quilos.
Esta é uma atividade que está entregue às pessoas mais velhas, já que muitos dos mais novos saíram para outras zonas do país ou emigraram. Em Vreia de Jales, António Fernandes está a investir nesta área. Já vai com cerca de 600 castanheiros plantados e, na cozinha regional que possui, aproveita para dar destaque a este produto nos pratos que vai servindo nesta altura.
Em Vila Pouca de Aguiar existe ainda um castanheiro classificado como Árvore de Interesse Público. O castanheiro dos Vales tem 14,20 metros, sendo necessárias onze pessoas para o abraçarem, e produz cerca de 200 quilos por ano.
A produção nacional ronda as 30 mil toneladas, estimando-se que tenha um valor comercial, ao produtor, de cerca de 40 milhões de euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.