Lisboa: O mar na pintura é tema de exposição na Gulbenkian

Data:

O mar é o tema central de uma exposição inaugurada no dia 25 de outubro Fundação Calouste Gulbenkian. «As Idades do Mar» reúne 109 pinturas, realizadas entre os séculos XVI e XX, por 88 artistas entre os quais Manet, Monet, Friedrich, Amadeo de Souza-Cardoso e Vieira da Silva. A exposição apresenta obras são provenientes de 51 instituições nacionais e estrangeiras, de dez países. As pinturas integram seis núcleos, que desenvolvem o conceito da representação do mar ao longo de quatro séculos – «A Idade dos Mitos», «A Idade do Poder», «A Idade do Trabalho», «A Idade das Tormentas», «A Idade Efémera» e «A Idade Infinita».
“A Largada do Bucentauro”, de Francesco Guardi, obra do século XVIII pertencente à coleção do Museu Gulbenkian, e que sintetiza as linhas programáticas da mostra, é a tela de abertura, representando um ritual que se cumpria anualmente na cidade de Veneza, que simbolizava o casamento entre a terra e o mar.
Na apresentação da mostra, a Fundação Gulbenkian refere que esta procura identificar os temas fundadores que levaram à “extensa e recorrente representação” do mar na pintura ocidental. A exposição «As Idades do Mar» pode ser visita até 27 de janeiro de 2013, na Galeria de Exposições Temporárias da Fundação Calouste Gulbenkian (Avenida e Berna, 45ª, Lisboa), de terça-feira a domingo entre as 10h e as 17h45. O espaço encerra às segundas-feiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.