Portugal visto pelo olhar dos carteiros

Data:

O resultado do desafio feito pelos CTT Correios de Portugal a cada um dos cerca de seis mil carteiros da empresa chega agora à Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das Comunicações. A exposição «Portugal Connosco – O olhar dos carteiros» reúne 200 fotografias que mostram o dia-a-dia e a essência de uma profissão antiga e fundamental…

O desafio foi feito pela empresa aos 3216 carteiros, que para tal receberam máquinas fotografias descartáveis: fotografarem durante um mês, na Primavera deste ano, o que observavam na sua rotina de distribuição de correio pelo país fora. «Portugal Connosco – O olhar dos carteiros» é o resultado desse desafio, aceite por cerca de três mil carteiros, e pode ser visto até 31 de janeiro de 2013, na Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das Comunicações.
O resultado foi um universo de 86.600 imagens, das quais uma equipa de curadores selecionou cerca de 200 que foram reproduzidas num livro e podem também ser vistas nesta exposição, mas que já esteve patente, no final do ano passado, no edifício dos CTT, em Lisboa. “Aqui refaz-se num único painel os olhares de Portugal  e, num segundo  momento, quatro nichos de luz, quatro capelas, quatro janelas abertas sobre o horizonte devolvem-nos o olhar, envolvendo-nos numa comunhão genuína e ecuménica”, explica uma nota divulgada pela Fundação.
Dada a dimensão dos CTT Correios de Portugal e a presença diária de carteiros em todos os pontos do país, esta é a maior iniciativa do género feita em Portugal, que no envolvimento empresarial, quer como evento na área da fotografia, destacava uma nota divulgada pelos CTT, que considerava ainda a iniciativa como “um retrato incomparável sobre o nosso país e sobre o quotidiano dos portugueses, num espólio único sobre Portugal”.
A Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das Comunicações está localizada na rua do Instituto Industrial, 16 em Lisboa. A exposição está aberta das 10 às 18 horas.
Ana Grácio Pinto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.