Argentina: José Cesário homenageou o conselheiro António Canas

Data:

No dia 11 de outubro, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, esteve em Buenos Aires, para prestar homenagem a António Canas Antunes, que exercia o cargo de conselheiro das Comunidades Portuguesas pela Argentina, e faleceu em maio deste ano. António era natural de Unhais da Serra, uma localidade implantada na Serra da Estrela, e emigrou com apenas 10 anos para a Argentina onde viveu desde então e se casou com Gladys e foi pai de Marcos e de Mariano.
Nunca se esqueceu do seu querido Portugal. Por isso, quando surgiu a ideia de se construir um Clube Português em Esteban Echeverria, foi um dos primeiros a aplicar-se nesse projeto, tendi sido o sócio fundador número 18 e membro da primeira direção da associação. Mais tarde, na década de 90, foi nomeado delegado pora esta instituição para o Conselho das Comunidades (Portuguesas da Argentina), sendo eleito em 1998 presidente, cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos. Em 2003, ele teve a honra de ser eleito pelos seus conterrâneos para o Conselho das Comunidades Portuguesas, e ser assim, a voz dos quase 12 mil portugueses da Argentina, perante as autoridades em Lisboa.
José Cesário chegou cedo ao cemitério municipal de Monte Grande, onde estão depositados os restos mortais de Antunes Canas, e perante cerca e 50 pessoas, prestou homenagem a António Canas, depositando uma coroa de flores no seu túmulo. Pelo seu lado, os representantes do Conselho das Comunidades da Argentina colocaram uma placa ao «Amigo e Conselheiro Antonio Antunes Canas».
Depois desta homenagem, o secretário de Estado, seguiu para a Praça Portugal, onde se ergue o monumento ao povo português – uma ideia de Antonio Antunes Canas – que foi inaugurado em 2000, durante o XV Encontro das Comunidades Portuguesas do Cone Sul. José Cesário foi recebido por autoridades municipais locais, e o presidente das Comunidades Portuguesas na Argentina, Analido Mendes Amaro, depositou uma coroa de flores junto ao monumento, em nome do órgão que dirige.
O secretário de Estado proferiu algumas palavras sobre Antonio Antunes Canas, destacando a coragem e responsabilidade com que desempenhou o seu cargo e recordou a última conversa que manteve com o conselheiro, lembrando que este estava a trabalhar num projeto para o ensino da língua portuguesa na Argentina. Dirigindo-se à viúva e aos filhos de Antonio Canas, incentivou-os a ter orgulho em tudo o que seu pai fez por Portugal.
Depois das cerimónias de homenagem, José Cesário almoçou na residência do Embaixador de Portugal, Enrique Silveira Borges, juntamente com vários empresários portugueses radicados na Argentina. À noite, esteve presente num evento realizado na sede do Clube Português de Esteban Echeverria, instituição pela qual Antunes Canas tanto trabalhou. Foi projetado um vídeo com os momentos mais emocionantes da vida de Antonio, e de seguida o presidente da Câmara local, Fernando Grey, discursou para entre outras coisas, sublinhar o exemplo que deixaram os portugueses nestas terras, destacando que são pessoas de valor, trabalho e honestidade, homens e as mulheres que já estão a trabalhar antes de amanhecer, e que são exemplos de família e de vizinhos.
O autarca entregou à família de Canas Antunes, um documento que refere o interesse municipal da homenagem, bem como a trajetória de vida do conselheiro português. A José Cesário e ao Embaixador de Portugal, Fernando Grey entregou uma recordação da passagem das duas autoridades portuguesas por aquele distrito.
O secretário de Estado das Comunidades encerrou o encontro, sublinhando aos presentes que devem recordar António Antunes Canas com alegria, seguindo os seus exemplos de dedicação à comunidade portuguesas. Aos mais jovens convidou a participar desse trabalho para que Portugal se mantenha «vivo» na Argentina.
Martin Fabian d’Oliveira
Colaborador na Argentina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.