Exportações aumentaram 13,7% em Agosto

Data:

As exportações nacionais aumentaram 13,7% em agosto face ao mesmo mês de 2011. O destaque foram as vendas para países fora da comunidade europeia, que cresceram 37,3%, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Também as importações aumentaram 5,5% face ao valor registado em agosto de 2011, sobretudo devido ao aumento das entradas de bens extracomunitários das categorias Combustíveis minerais e Veículos e outro material de transporte.

A nível do comércio intracomunitário, as expedições aumentaram 3,7% em agosto face ao mês homólogo, enquanto as chegadas diminuíram 2,1%. Em termos do comércio extracomunitário, além da subida de 37,3% das exportações (a maior taxa de variação homóloga desde janeiro), também as importações aumentaram 24,2%.

Em termos mensais, as exportações diminuíram 18,5% em agosto de 2012 face ao mês a anterior, refletindo essencialmente o decréscimo do comércio intracomunitário, enquanto as importações registaram um decréscimo de 3,4%.

 

China a importar mais

 

A China é um exemplo de pais para onde Portugal está a exportar mais. As exportações para aquele destino aumentaram 52,8% nos primeiros oito meses de 2012, evidenciando a “crescente atenção” das empresas do país ao mercado chinês, revelou no final de setembro à agência Lusa o embaixador português em Pequim, José Tadeu Soares.

Entre janeiro e agosto, as exportações portugueses para a China ultrapassaram os mil milhões de dólares (778 milhões de euros), um valor que em 2011 só foi atingido no final do ano, realçou o diplomata, citando as contas da Administração-geral das Alfândegas Chinesas.

As importações portuguesas da China, entretanto, diminuíram para 1,655 mil milhões de dólares (1,287 mil milhões de euros), uma descida de 14,5% em relação aos primeiros oito meses do ano passado.

Segundo a mesma fonte, as exportações portuguesas para a China nos primeiros oito meses deste ano somaram 1,056 mil milhões de dólares (821,5 milhões de euros), uma subida de 52,8% em relação a igual período de 2011. “Há uma clara desaceleração das exportações chinesas e uma acentuada redução do nosso défice”, realçou também o embaixador português. “Os números são animadores e mostram que as empresas portuguesas estão agora mais atentas à China”, acrescentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.