Rússia: Pintor português vence concurso “A Imagem da Rússia”

Data:

O pintor português Diogo Navarro venceu no dia 2 deste mês, ex-aqueo com um artista monaguesco, o primeiro prémio do concurso «A Imagem da Rússia aos Olhos de Pintores Europeus Modernos».
“Chamei aos quadros «Moscovo» e «São Petersburgo», duas imagens monocromáticas, para as quais quis transpor o ritmo e contrastes da energia de Moscovo, e a plenitude e simetria de São Petersburgo”, declarou o pintor de Lisboa à Lusa.
Diogo Navarro apresentou igualmente algumas das suas peças cujo tema central é Lisboa em que a cor azul é predominante.
Diogo Navarro e Rita Melo foram os dois pintores portugueses convidados, com mais 14 artistas europeus, para exporem as suas obras numa das mais prestigiadas galerias de Moscovo, a Galeria de Belas Artes de Zurab Tsereteli.
Durante a sua estada em Moscovo e são Petersburgo, os pintores foram desafiados, pelos organizadores do evento, a representarem nas suas telas as impressões sobre as cidades de Moscovo e São Petersburgo.
“Após algumas visitas ao centro de Moscovo e a S. Petersburgo, senti que são cidades com um enorme poder económico. Toda a sua paisagem, com construções megalómanas que contrastam com os vermelhos, azuis e dourados. Na obra, surge uma ‘babuska’ (velhota), contrastando com fundo de paleta vermelha, cheio de simbologias, como naves do espaço, radioatividade, tecnologia, máscaras de gás ou elementos populares como as ‘matrioskas’ e Iuri Gagarin (o primeiro cosmonauta), numa alegoria ao país russo. Pode-se sentir um especial destaque para um diamante, colocado do lado direito, como força do poder económico e capitalista, que se faz sentir por toda a parte, nesta cidade”, descreve Rita Melo à Lusa.  
“O trabalho que realizei no atelier em Moscovo, durante dois dias, não pretende dar respostas nem colocar-se numa posição. Pretende levantar algumas questões e potenciar, no espectador, uma fruição ao seu belo prazer”, acrescenta.
A exposição dos pintores europeus estará patente na capital russa até 1 de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.