Ano de Portugal no Brasil – Brasil em Portugal decorre até 10 de junho de 2013

Data:

Entre Setembro deste ano e Junho de 2013, Portugal e Brasil vão celebrar, em conjunto e em simultâneo, a suas culturas e tradições e promover as suas economias. Acordado entre os dois países durante a X Cimeira Luso-Brasileira, o Ano de Portugal no Brasil – Brasil em Portugal, iniciou-se a 7 de setembro (Dia da Independência do Brasil) e termina a 10 de junho (Dia de Portugal).

Portugal e Brasil começaram no passado dia 7 de setembro a celebrar as suas ligações históricas, com um vasto programa cultural que terá também uma componente económica, empresarial e tecnológica. “Portugal e o Brasil acordaram, por ocasião da X Cimeira, na realização, em 2012, em conjunto e simultâneo, do Ano de Portugal no Brasil e do Ano do Brasil em Portugal, iniciativas concebidas como oportunidades para atualizar as imagens recíprocas, promover as culturas e as economias de ambos os países e estreitar os vínculos entre as sociedades civis”, lê-se no texto sobre a iniciativa, publicado no Diário da República.
Ao longo de nove meses, algumas cidades de Portugal e do Brasil irão receber diversos eventos representativos dos dois países. No âmbito do Ano de Portugal no Brasil, vão ser apresentados eventos em mais de 30 cidades brasileiras, cobrindo todas as regiões daquele país. A abertura oficial do Ano de Portugal no Brasil realizou-se no dia 7 deste mês, em Brasília, com um concerto que reuniu a fadista Mariza e a cantora brasileira Roberta Sá, acompanhadas pela Orquestra Sinfónica Nacional, com a presença do ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.
Dois dias depois, a cidade de Belo Horizonte acolhei a abertura do Ano de Portugal no Brasil, com um concerto, que juntou Marisa e o cantor brasileiro Milton Nascimento, no Palácio das Artes. No dia 12, foi a vez do Rio de Janeiro acolher o espetáculo de abertura, com o concerto dos dois artistas, no Theatro Municipal.
Ainda a 7 de Setembro, os operadores postais de Portugal (CTT) e do Brasil (ECT) aproveitaram as comemoração do Ano de Portugal no Brasil – Brasil em Portugal para realizarem uma emissão filatélica conjunta, celebrando dois grandes poetas das respectivas literaturas: Fernando Pessoa e Cruz e Sousa.

Oportunidade “histórica”

Miguel Horta e Costa, comissário-geral do Ano de Portugal no Brasil, e António Grassi, comissário-geral do Ano do Brasil em Portugal, coordenam as equipas deste evento partilhado pelos dois países. Em julho deste ano, quando ambos anunciaram o programa de cada país, numa sessão realizada no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Miguel Horta e Costa afirmou que a iniciativa “é uma oportunidade histórica e irrepetível” de levar pequenas e médias empresas portuguesas a um país em crescimento económico. Ambos os comissários do evento sublinharam que os “países irmãos” – com uma História e cultura comuns – ainda se conhecem pouco, porque o retrato que cada povo tem um do outro é ancorado em imagens do passado.
Na cultura, o Portugal contemporâneo vai dar-se a conhecer através de centenas de artistas das áreas da música, artes plásticas, dança, cinema, artes performativas, fotografia, arquitetura e design.
O projeto português tem como lema «Portugal Agora», e lançou um convite à sociedade civil para estimular a criação e apresentação de projetos e ações, tendo recebido mais de 400 propostas. Na área económica, está prevista a realização do Encontro + Negócios Brasil Portugal, de 19 a 21 de setembro, em São Paulo, reunindo empresas importadoras do Brasil com exportadoras de Portugal, e inclui a apresentação do estudo sobre o potencial de exportação de produtos portugueses para o Brasil.
O programa cultural inclui ainda digressões da orquestra da Gulbenkian pelo Brasil, em São Paulo e Rio de Janeiro, e da Companhia Nacional de Bailado, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. Nas artes plásticas, serão realizadas exposições de pintura de Maria Helena Vieira da Silva e de escultura de Rui Chafes, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e uma exposição de pintura, desenho e obra cerâmica dos irmãos Columbano e Rafael Bordalo Pinheiro, no Museu Nacional de Belas Artes, na mesma cidade. Ainda nas artes plásticas, vão ser realizadas exposições dos artistas Vasco Araújo e Joana Vasconcelos e, na área do design, uma dedicada ao trabalho de Fernando Brízio.
A banda portuguesa The Gift apresenta-se no dia 15 de setembro, a partir das 22 horas, no Studio RJ. O concerto centra-se nos discos mais recentes – «Explode» e «Primavera». A banda atuou nos palcos principais do Rock in Rio Lisboa e do festival BBK, em Bilbau, onde partilharam atuações com Stevie Wonder, The Cure e Snowpatrol. Informações sobre a banda podem ser obtidas em www.thegift.pt
No Festival de Cinema do Rio de Janeiro, serão exibidos o filme «Tabu», de Miguel Gomes, uma retrospetiva de João Pedro Rodrigues e um programa de curtas-metragens de Manoel de Oliveira. Na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo será a vez da exibição do novo filme de Manoel de Oliveira, «O Gebo e a Sombra», e de filmes de jovens realizadores portugueses como João Salaviza, Gonçalo Tocha e Gabriel Abrantes, recentemente premiados com o Leopardo de Ouro, o Urso de Ouro e a Palma de Ouro.
Na arquitetura, destaque para a exposição «Os Pritzker de Língua Portuguesa – A Arquitetura e a Sedução», sobre os arquitetos brasileiros Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, e os portugueses Eduardo Souto de Moura e Álvaro Siza Vieira.
A editora portuguesa Leya, que já possui escritório no Brasil, vai lançar dez novos autores portugueses durante o Ano de Portugal no Brasil. Uma exposição no Museu de Língua Portuguesa, em São Paulo, pretende fazer um percurso da evolução da língua portuguesa no Brasil, tal como foi colocada na literatura brasileira desde o Padre António Vieira, intitulada «Palavras da Memória». Está ainda programada a publicação integral, nos dois países, de toda a correspondência amorosa do poeta Fernando Pessoa com Ophélia, incluindo as cartas ainda inéditas de Ophélia para Pessoa.
Toda a programação pode ser consultada em: http://anodeportugalnobrasil.pt/

Celebrar o Brasil em Portugal

O comissário do Ano do Brasil em Portugal, António Grassi, que preside ainda à Funarte (Fundação Nacional de Artes) no Brasil, destaca que o objetivo é dar a conhecer a contemporaneidade, através da vinda de dezenas de artistas brasileiros provenientes das mais variadas áreas criativas, desde a literatura, a música, o teatro, a dança, o circo, às artes visuais. 
E que não se encerre no final do evento, “mas deixe um legado, uma continuidade”, da presença cultural brasileira em Portugal. Estão já confirmados os artistas que estarão na abertura do evento, de 21 a 23 de setembro, no Terreiro do Paço, com Ney Matogrosso, e um concerto de artistas brasileiros e portugueses, no qual vão participar Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Zé Ricardo, Paulo Gonzo, Carminho e Boss AC.
Entre a vasta programação, haverá um ciclo de teatro brasileiro no Teatro Nacional D. Maria II, uma exposição do artista Helio Oiticica, no Museu Coleção Berardo, uma exposição de design brasileiro no MUDE – Museu do Design e da Moda, em Lisboa, além de espetáculos de rua, encontros, palestras e workshops, em todo o país. A programação pode ser consultada no site http://www.anobrasilportugal.com.br/brasil-portugal/
A.G.P.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.