Portugal caiu quatro lugares na lista da competitividade mundial

Data:

 

Portugal caiu do 45º para o 49º lugar na lista dos países mais competitivos do mundo, segundo o Relatório da Competitividade Mundial 2012-2013, do Fórum Económico Mundial, divulgado hoje.

 

Portugal caiu quatro lugares na lista dos países mais competitivos em termos económicos: em 2011 ocupava o 45º lugar passando este ano a constar no 49º, revela o relatório global do World Economic Fórum (Fórum Económico Mundial).

De acordo com o documento, a queda de competitividade se deve à crise da dívida soberana e à consequente “deterioração do ambiente macroeconómico” não só de Portugal, mas de todas as economias do sul da Europa.

“Portugal continua a sofrer da deterioração do ambiente macroeconómico – apesar do recente progresso no combate ao défice público – e um preocupante sistema bancário que fechou o acesso ao financiamento barato, afetando a capacidade das empresas locais para obter empréstimos para os seus projetos de investimento”, lê-se no documento.

De acordo com o Fórum Económico Mundial, o mercado de trabalho em Portugal “é considerado demasiado rígido” e o “nível de concorrência” nas empresas “é baixo”, principalmente pela “falta de liberalização de alguns serviços”.

O relatório daquele organismo defende porém que “as várias reformas estruturais recentemente implementadas estão direcionadas para abordar estas fraquezas”, sendo que “garantir a sua correta aplicação será crucial para aumentar vantagem competitiva de Portugal e alavancar seus pontos fortes, como infraestruturas de alta qualidade e uma população altamente qualificada”.

O documento alerta também que os cortes nos investimentos em termos de investigação e desenvolvimento “podem continuar a afetar a capacidade das empresas de inovar e, portanto, a capacidade do país para transformar sua economia e mover-se em direção a atividades de maior valor acrescentado”.

A lista lista dos países mais competitivos do mundo elaborada pelo Fórum Económico Mundial, é liderada pela Suíça. Seguem-se Singapura, Finlândia, Suécia, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Hong Kong e Japão. Portugal está abaixo de países como a Malásia, Porto Rico, Estónia, Panamá, Azerbeijão e Brasil, mas bate países como a África do Sul, Rússia, Argentina e Grécia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.