Açores/Mau Tempo: Furacão Gordon já passou a tempestade tropical

Data:

O furacão Gordon, que passou pelos Açores na madrugada de hoje, já se transformou numa tempestade tropical e está a afastar-se do arquipélago, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Mata.

“Já é tempestade tropical, já se está a afastar do arquipélago. Em termos de precipitação, praticamente já não haverá precipitação referente ao furacão”, afirmou o meteorologista, fazendo um ponto da situação às 07:30.

Segundo a mesma fonte, ainda se podem sentir fortes rajadas de vento em Santa Maria, de noroeste, e em São Miguel, de nordeste.

Referindo que o furacão “passou mais perto de Santa Maria do que de São Miguel”, Pedro Mata assinalou como valores máximos registados nas estações do Instituto de Meteorologia uma rajada de 143 km/h em Santa Maria e uma precipitação de 70 litros/m2.

Em São Miguel, nomeadamente na estação do aeroporto de Ponta Delgada, a rajada máxima do vento atingiu os 95 km/h e em termos de precipitação registou-se um valor de 80 litros/m2 no nordeste.

“É natural que haja rajadas superiores na parte leste da ilha, que terá sido a mais afetada, mas nós não temos lá estação”, explicou o meteorologista.

Prevendo que nas próximas horas se continuem a sentir rajadas fortes, tanto em Santa Maria como em São Miguel, Pedro Mata acredita que gradualmente a intensidade do vento vai diminuir muito.

“Não pensamos que atinja, pelo menos em Santa Maria, os valores que já atingiu durante a madrugada”, salientou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.