O furacão Gordon, que passou pelos Açores na madrugada de hoje, já se transformou numa tempestade tropical e está a afastar-se do arquipélago, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Mata.
“Já é tempestade tropical, já se está a afastar do arquipélago. Em termos de precipitação, praticamente já não haverá precipitação referente ao furacão”, afirmou o meteorologista, fazendo um ponto da situação às 07:30.
Segundo a mesma fonte, ainda se podem sentir fortes rajadas de vento em Santa Maria, de noroeste, e em São Miguel, de nordeste.
Referindo que o furacão “passou mais perto de Santa Maria do que de São Miguel”, Pedro Mata assinalou como valores máximos registados nas estações do Instituto de Meteorologia uma rajada de 143 km/h em Santa Maria e uma precipitação de 70 litros/m2.
Em São Miguel, nomeadamente na estação do aeroporto de Ponta Delgada, a rajada máxima do vento atingiu os 95 km/h e em termos de precipitação registou-se um valor de 80 litros/m2 no nordeste.
“É natural que haja rajadas superiores na parte leste da ilha, que terá sido a mais afetada, mas nós não temos lá estação”, explicou o meteorologista.
Prevendo que nas próximas horas se continuem a sentir rajadas fortes, tanto em Santa Maria como em São Miguel, Pedro Mata acredita que gradualmente a intensidade do vento vai diminuir muito.
“Não pensamos que atinja, pelo menos em Santa Maria, os valores que já atingiu durante a madrugada”, salientou.