O Instituto Camões Portugal (IC) e a Associação de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá (APPEUC) assinaram este mês um protocolo que visa apoiar o ensino da língua portuguesa nas escolares americanas e nas escolas comunitárias no estado da Califórnia e realizar ações de formação destinadas aos professores de português.
Promover a língua portuguesa “junto das autoridades escolares americanas e das escolas comunitárias”, “rentabilizar sinergias entre a Coordenação do Ensino Português nos Estados Unidos (CEPE-EUA) e a APPEUC por forma a sensibilizar as comunidades portuguesas para a importância da manutenção das suas raízes culturais, designadamente a língua portuguesa”, promover “ações de formação dirigidas aos professores de Português nos Estados Unidos quer das escolas comunitárias quer das escolas públicas” e “apoiar e desenvolver projetos no âmbito do ensino integrado”, são os objetivos do protocolo segundo consta no documento, divulgado no na página da APPEUC na internet.
Ao abrigo do protocolo agora assinado, os professores de língua portuguesa, Diniz Borges, da Tulare Joint Union High School e College of the Sequoias, e José Luís da Silva, professor jubilado da San Jose Academy High School, passarão a ser professores de apoio pedagógico da CEPE-EUA com responsabilidades no estado da Califórnia. Ainda segundo o documento, a APPEUC/NAPTA compromete-se a organizar e coordenar ações de formação dirigidas aos professores de Português das escolas comunitárias e escolas públicas da Califórnia e trabalhar com as instituições e associações da comunidade e entidades americanas de modo a aumentar a oferta de cursos de Português em mais escolas secundárias do Estado.
Apoio da diáspora
Na altura, o Cônsul-Geral de Portugal manifestou o desejo de continuar a trabalhar em prol do ensino da língua e cultura portuguesas em todas as vertentes do ensino, público e privadas. Da parte do presidente da APPEUC/NAPTA salientou-se o esforço feito pelo atual Secretário de Estado, José Cesário, na concretização deste protocolo que prevê, pela primeira vez, o uso de recursos locais e de pessoas da diáspora na área do ensino do Português no Estrangeiro.
Em 2013, celebra-se o centenário da criação da primeira escola portuguesa na Califórnia, organizada em 1913 na cidade de Oakland, efeméride que a APPEUC/NAPTA irá comemorar.
A CEPE-EUA, sediada na Embaixada de Portugal em Washington, depende diretamente do IC e integra atualmente uma coordenadora, Fernanda Costa, e dois adjuntos, João Caixinha, na área consular de Boston, e António Oliveira, na área consular de São Francisco, “em breve transferido para a costa leste onde exercerá iguais funções junto das áreas consulares de New York e Newark”, refere a notícia divulgada pela APPEUC.