Universidade de Coimbra está a criar a primeira Scooter portuguesa

Data:

Uma equipa e investigadores da Universidade de Coimbra estão a desenvolver, de raiz, a primeira Scooter elétrica portuguesa.

É 100 por cento verde, com zero de emissões locais de CO2 e está a ser desenvolvida por uma equipa de cientistas do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra (UC).
Criada de raiz, a primeira Scooter elétrica portuguesa tem “autonomia, em ciclo urbano, entre os 100 e os 140km”, revela a UC num comunicado enviado à imprensa.
No mesmo documento, a universidade sublinha que o que distingue este novo veículo dos que já existem no mercado “é o conjunto de tecnologia de ponta usada em todo o protótipo”.
“A Scooter é composta por um sistema de propulsão inovador (o coração do veículo), um controlador – que funciona como cérebro -, um motor elétrico, um sistema de armazenamento de energia com duas componentes essenciais: baterias e BMS (battery management system) e um carregador inteligente”, explica-se ainda.
“Estamos a entrar numa nova cultura de mobilidade urbana, em que as duas rodas começam a ter mais eficiência, menos desperdícios energéticos e económicos. As grandes cidades europeias estão precisamente a apostar na promoção do uso dos veículos elétricos de duas rodas”, afirma a coordenadora do projeto, Ana Vaz.
Embora a Scooter citadina desenvolvida no ISR se enquadre na classe de executiva, a tecnologia de base utilizada é bastante flexível, permitindo configurar “pacotes” personalizados para diferentes tipos de utilizadores, ou seja, “com pequenas alterações é possível fabricar um veículo ainda mais equilibrado e acessível financeiramente”, observa a investigadora.
Se a indústria mostrar interesse na comercialização deste novo veículo que dispõe de três estilos de condução – Eco, Sport e Safety – e onde toda a informação é feita em sistema wireless, uma versão final estará pronta para entrar no mercado dentro de alguns meses, revela ainda o comunicado da universidade.

A.G.P.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.