Moçambique: Imagens do feminino na exposição de Vitor Sousa em Maputo

Data:

O Centro Cultural Português do Instituto Camões em Maputo tem patente pela segunda vez consecutiva, a exposição individual do artista Victor Sousa, que pode ser visitada até 28 de julho. Patente na Galeria do Centro Cultural (Av. Julius Nyerere, 720) tem como título «60», em referência ao sexagésimo aniversário de vida do artista.
Jorge Dias curador da exposição, reuniu trabalhos realizados entre 2011 e 2012, nas técnicas de pintura, cerâmica e diferentes técnicas de Impressão com diversos recursos de gravação a cores.
“As narrativas da mulher e da família continuam presentes nesta exposição. Elas são representadas com uma carga expressiva e detentora de uma áurea festiva que revela sensibilidade e amoralidade. Nelas, a presença da figura feminina identifica a preocupação com os valores étnicos, familiares, morais e religiosos”, destaca o Instituto Camões na divulgação da exposição.
Victor Sousa nasceu em Maputo, em 1952. Frequentou cursos de Desenho Analítico e Publicitário, Desenho Mecânico, Desenho e Pintura, Cerâmica e Gravura. Estagiou no atelier de António Inverno (Pintura e Serigrafia) e foi professor de Arte na Escola de Artes Visuais em Maputo. Em 1982 fez a sua primeira individual de gravura e pintura, no Núcleo de Arte em Maputo. Desde então, participou em inúmeros workshops e exposições coletivas, sendo «60» a sua oitava individual.
A.G.P.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.