Com a pré-época em andamento – FC Porto na Suíça, Benfica em França e o Sporting em Espanha – são poucas ainda as novas caras nos principais clubes portugueses. Quanto a saídas, nomes como o dos portistas Hulk e James e dos benfiquistas Gaitan, Witsel ou Javi Garcia já fizeram várias manchetes de jornais, mas, por enquanto, permanecem em Portugal.
No campeão FC Porto – que está a estagiar em Prangins – Jackson Martinez, que assinou por quatro anos de vínculo e uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros, é a principal novidade e reforça o ataque portista. O colombiano representava há três épocas o Jaguares de Chiapas, tendo apontado 20 golos na última temporada, na qual o clube se classificou em oitavo lugar no torneio de encerramento do campeonato mexicano.
O FC Porto, ainda sem as suas principais figuras, bateu o Servette, por 2-0, com um “bis” de Kleber, no segundo jogo dos “dragões” na pré-temporada de futebol, o primeiro do estágio na Suíça. O avançado brasileiro foi a grande figura da partida, com dois golos à “matador”, aos 29 e 61 minutos, e lançou um sério aviso na luta pelo “onze” ao colombiano Jackson Martinez, que assistiu ao encontro nas bancadas do Estádio de Genebra.
Ainda sem Hulk, Moutinho, Rolando, Varela e companhia, o técnico Vítor Pereira aproveitou para ver atuar alguns novos jogadores, como David (ex-Trofense) e Atsu (ex-Rio Ave), sendo que o extremo ganês esteve mesmo no primeiro golo dos “dragões”. Aos 29 minutos, o veloz Atsu isolou Kleber, que rematou com sucesso para a baliza de João Barroca, guarda-redes português (ex-Académica) que defende a baliza do Servette.
A equipa suíça, que é treinada pelo também português João Alves, apresentou em Genebra um “onze” composto por segundas figuras do plantel e até alguns jogadores dos juniores por, no dia do jogo com o FC Porto, estar no início do campeonato suíço.
Já com as habituas substituições dos encontros de pré-temporada, Kleber fez o seu segundo golo e o resultado final, aos 61 minutos, ao cabecear com estilo, após um centro do argentino Lucho Gonzalez. Refira-se que no FC Porto, apenas Otamendi, Maicon e David completaram os 90 minutos.
Os atuais campeões tinham arrancado a pré-temporada com um triunfo por 7-0 sobre o Valadares.
Em França, mais precisamente em Évian-les-Bains, estiveram 28 jogadores sob as ordens de Jorge Jesus com destaque para a presença do defesa Roderick Miranda e para a integração de Maxi Pereira. O jovem defesa Roderick Miranda, que estava dado como certo no Rio Ave por empréstimo, acompanhou a equipa neste estágio de pré-época, depois da impossibilidade de empréstimos entre equipas do principal escalão. Em relação aos 28 jogadores que se apresentaram ao trabalho no dia 2 de julho, saíram da lista o avançado Rodrigo, que vai estar ao serviço da seleção espanhola nos Jogos Olímpicos Londres2012, e Yartey, entrando Roderick Miranda e Maxi Pereira.
Ausente dos trabalhos até dia 18 de julho vai estar o avançado Nelson Oliveira, que esteve ao serviço da seleção portuguesa no Euro2012.
A lista completa foi composta por Artur, Paulo Lopes e Mika (guarda-redes); Maxi Pereira, Luisão, Garay, Jardel, Miguel Vítor, Roderick e Luisinho (defesas); Javi Garcia, Matic, Carlos Martins, Witsel, Bruno César, Nolito, Enzo Perez, Pablo Aimar, Gaitan, Ola John e Melgarejo (médios); Cardozo, Saviola, Rodrigo Mora, Yannick Djaló, Hugo Vieira, Michel e Kardec (avançados).
No rival Sporting, Labyad, Gelson Fernandes e Danijel Pranjic são as três caras novas (até ao fecho desta edição).
O internacional croata Danijel Pranjic, que assinou contrato até 30 de junho de 2015, tendo sido fixada uma cláusula no valor de 15 milhões de euros, foi o último a chegar a Alvalade. O médio esquerdino – esteve no Euro2012 ao serviço da Croácia – de 30 anos, que também pode ser utilizado a lateral, alinhava no Bayern Munique desde 2009, tendo estado presente em 14 jogos do clube alemão na última temporada, seis como titular e oito como suplente utilizado.
O arranque dos trabalho sob o comando de Ricardo Sá Pinto ocorreram em Alcochete com destaque para a presença dos reforços Gelson Fernandes e Labyad, bem como dos regressados Victor Golas, Cedric, Adrien e Wilson Eduardo. Ausentes, estiveram Rui Patrício, Carrillo, Marat Izmailov, Matias Fernandez, Onyewu e Schaars, que estiveram ao serviço das respetivas seleções e apenas se apresentaram ao trabalho no estágio na cidade El Rompio, em Espanha.
No Sporting de Braga, que realizou o estágio em Melgaço, a principal novidade é mesmo o regresso do antigo treinador do Sporting ao futebol português. José Peseiro marcou o arranque da pré-temporada “arsenalista”, de tal forma era improvável a substituição de Leonardo Jardim no comando técnico dos bracarenses, constituindo-se, para já, no grande destaque para 2012/13. O clube bracarense já garantiu Florent (defesa esquerdo, ex-Leixões), Ismailly (defesa esquerdo, ex-Olhanense), Maximilian Haas (defesa central, ex-União de Leiria), Éder (avançado, ex-Académica) e Manoel (avançado, ex-Penafiel).
Os regressos dos avançados Zé Luís e Yazalde (estiveram emprestados a Gil Vicente e Rio Ave) são também um dado adquirido, assim como o do jovem guarda-redes Cristiano, que na época passada ingressou no Valência, mas que está de volta ao clube onde se formou.
Cinco clubes com autorização para novos jogadores
Vitória de Guimarães (Liga) e Belenenses, Naval 1.º de Maio, Atlético e Desportivo das Aves (Liga de Honra) foram autorizados pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional a registar novos contratos e prolongar os anteriores. A medida de impedimento de registo de novos contratos e de renovação de anteriores foi levantada, depois de os quatro clubes da Liga de Honra terem apresentado as certidões emitidas pelos respetivos serviços de finanças e que estavam em falta, enquanto o Vitória de Guimarães entregou a cópia certificada pelo IAPMEI do acordo verificado entre os vimaranenses, Administração Fiscal, Segurança Social e demais credores.
Deste modo, continuam por apresentar certidões cinco clubes, dois da Liga principal, o Vitória de Setúbal e o Olhanense, e três da Liga de Honra, Varzim, Leixões e Trofense.