Liga Zon Sagres 2012/2013: Ainda são muitas as dúvidas nos plantéis

Data:

Com a pré-época em andamento – FC Porto na Suíça,  Benfica em França e o Sporting em Espanha – são poucas ainda as novas caras nos principais clubes portugueses. Quanto a saídas, nomes como o dos portistas Hulk e James e dos benfiquistas Gaitan, Witsel ou Javi Garcia já fizeram várias manchetes de jornais, mas, por enquanto, permanecem em Portugal.

Com a pré-época em andamento – FC Porto na Suíça,  Benfica em França e o Sporting em Espanha – são ainda poucas as novas caras nos principais clubes portugueses. O FC Porto (Vítor Pereira), o Benfica (Jorge Jesus) e o Sporting (Sá Pinto) voltam com os mesmos treinadores, ao contrário do Sporting de Braga, com o regressado José Peseiro no lugar de Leonardo Jardim, que rumou ao Olympiakos.
No campeão FC Porto – que está a estagiar em Prangins – Jackson Martinez, que assinou  por quatro anos de vínculo e uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros, é a principal novidade e reforça o ataque portista. O colombiano representava há três épocas o Jaguares de Chiapas, tendo apontado 20 golos na última temporada, na qual o clube se classificou em oitavo lugar no torneio de encerramento do campeonato mexicano.
O FC Porto, ainda sem as suas principais figuras, bateu o Servette, por 2-0, com um “bis” de Kleber, no segundo jogo dos “dragões” na pré-temporada de futebol, o primeiro do estágio na Suíça. O avançado brasileiro foi a grande figura da partida, com dois golos à “matador”, aos 29 e 61 minutos, e lançou um sério aviso na luta pelo “onze” ao colombiano Jackson Martinez, que assistiu ao encontro nas bancadas do Estádio de Genebra.
Ainda sem Hulk, Moutinho, Rolando, Varela e companhia, o técnico Vítor Pereira aproveitou para ver atuar alguns novos jogadores, como David (ex-Trofense) e Atsu (ex-Rio Ave), sendo que o extremo ganês esteve mesmo no primeiro golo dos “dragões”. Aos 29 minutos, o veloz Atsu isolou Kleber, que rematou com sucesso para a baliza de João Barroca, guarda-redes português (ex-Académica) que defende a baliza do Servette.
A equipa suíça, que é treinada pelo também português João Alves, apresentou em Genebra um “onze” composto por segundas figuras do plantel e até alguns jogadores dos juniores por, no dia do jogo com o FC Porto, estar no início do campeonato suíço.
Já com as habituas substituições dos encontros de pré-temporada, Kleber fez o seu segundo golo e o resultado final, aos 61 minutos, ao cabecear com estilo, após um centro do argentino Lucho Gonzalez. Refira-se que no FC Porto, apenas Otamendi, Maicon e David completaram os 90 minutos.
Os atuais campeões tinham arrancado a pré-temporada com um triunfo por 7-0 sobre o Valadares.
Em França, mais precisamente em  Évian-les-Bains, estiveram 28 jogadores sob as ordens de Jorge Jesus com destaque para a presença do defesa Roderick Miranda e para a integração de Maxi Pereira. O jovem defesa Roderick Miranda, que estava dado como certo no Rio Ave por empréstimo, acompanhou a equipa neste estágio de pré-época, depois da impossibilidade de empréstimos entre equipas do principal escalão. Em relação aos 28 jogadores que se apresentaram ao trabalho no dia 2 de julho, saíram da lista o avançado Rodrigo, que vai estar ao serviço da seleção espanhola nos Jogos Olímpicos Londres2012, e Yartey, entrando Roderick Miranda e Maxi Pereira.
Ausente dos trabalhos até dia 18 de julho vai estar o avançado Nelson Oliveira, que esteve ao serviço da seleção portuguesa no Euro2012.
A lista completa foi composta por  Artur, Paulo Lopes e Mika (guarda-redes); Maxi Pereira, Luisão, Garay, Jardel, Miguel Vítor, Roderick e Luisinho (defesas); Javi Garcia, Matic, Carlos Martins, Witsel, Bruno César, Nolito, Enzo Perez, Pablo Aimar, Gaitan, Ola John e Melgarejo (médios); Cardozo, Saviola, Rodrigo Mora, Yannick Djaló, Hugo Vieira, Michel e Kardec (avançados).
No rival Sporting, Labyad, Gelson Fernandes e  Danijel Pranjic são as três caras novas (até ao fecho desta edição).
O internacional croata Danijel Pranjic, que assinou contrato até 30 de junho de 2015, tendo sido fixada uma cláusula no valor de 15 milhões de euros, foi o último a chegar a Alvalade. O médio esquerdino – esteve no Euro2012 ao serviço da Croácia – de 30 anos, que também pode ser utilizado a lateral, alinhava no Bayern Munique desde 2009, tendo estado presente em 14 jogos do clube alemão na última temporada, seis como titular e oito como suplente utilizado.
O arranque dos trabalho sob o comando de Ricardo Sá Pinto ocorreram em Alcochete com destaque para a presença dos reforços Gelson Fernandes e Labyad, bem como dos regressados Victor Golas, Cedric, Adrien e Wilson Eduardo. Ausentes, estiveram Rui Patrício, Carrillo, Marat Izmailov, Matias Fernandez, Onyewu e Schaars, que estiveram ao serviço das respetivas seleções e apenas se apresentaram ao trabalho no estágio na cidade El Rompio, em Espanha.
No Sporting de Braga, que realizou o estágio em Melgaço, a principal novidade é mesmo o regresso do antigo treinador do Sporting ao futebol português. José Peseiro marcou o arranque da pré-temporada “arsenalista”, de tal forma era improvável a substituição de Leonardo Jardim no comando técnico dos bracarenses, constituindo-se, para já, no grande destaque para 2012/13. O clube bracarense já garantiu Florent (defesa esquerdo, ex-Leixões), Ismailly (defesa esquerdo, ex-Olhanense), Maximilian Haas (defesa central, ex-União de Leiria), Éder (avançado, ex-Académica) e Manoel (avançado, ex-Penafiel).
Os regressos dos avançados Zé Luís e Yazalde (estiveram emprestados a Gil Vicente e Rio Ave) são também um dado adquirido, assim como o do jovem guarda-redes Cristiano, que na época passada ingressou no Valência, mas que está de volta ao clube onde se formou.

Cinco clubes com autorização para novos jogadores

Vitória de Guimarães (Liga) e Belenenses, Naval 1.º de Maio, Atlético e Desportivo das Aves (Liga de Honra) foram autorizados pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional a registar novos contratos e prolongar os anteriores. A medida de impedimento de registo de novos contratos e de renovação de anteriores foi levantada, depois de os quatro clubes da Liga de Honra terem apresentado as certidões emitidas pelos respetivos serviços de finanças e que estavam em falta, enquanto o Vitória de Guimarães entregou a cópia certificada pelo IAPMEI do acordo verificado entre os vimaranenses, Administração Fiscal, Segurança Social e demais credores.
Deste modo, continuam por apresentar certidões cinco clubes, dois da Liga principal, o Vitória de Setúbal e o Olhanense, e três da Liga de Honra, Varzim, Leixões e Trofense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.