O Presidente da República inicia hoje uma visita oficial de três dias a Moçambique por ocasião da IX conferência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). No sábado, dia 21, Aníbal Cavaco Silva desloca-se à África do Sul, onde se irá encontrar com empresários e membros da comunidade portuguesa.
De acordo com o programa divulgado pela Presidência da República, hoje à tarde o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, irá encontrar-se com empresários e quadros portugueses em Moçambique, seguindo depois para uma receção em honra da comunidade portuguesa naquele país.
Na quinta-feira à tarde, o Presidente da República estará presente na cerimónia de entrega simbólica de obras oferecidas ao fundo bibliográfico de língua portuguesa, no centro cultural da Embaixada de Portugal.
À noite, Cavaco Silva, que durante esta visita deverá também encontrar-se com o seu homólogo moçambicano, irá participar no jantar inaugural da IX Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da CPLP.
Já na sexta-feira, pelas 09h30, terá lugar a sessão solene de abertura da cimeira da CPLP, cerimónia que contará com intervenções do Presidente da República de Moçambique, da presidência cessante da CPLP (Angola), do presidente da Assembleia Parlamentar da CPLP, do presidente da Comissão Europeia, dos representantes das Nações Unidas e da União Africana e do diretor-geral da FAO. Ao final da manhã, o chefe de Estado português irá ainda intervir no debate temático «A CPLP e os desafios da segurança alimentar e nutricional».
Depois do almoço oferecido pela presidência moçambicana da CPLP, seguir-se-á mais uma sessão de trabalho da cimeira e um debate político geral. A sessão de encerramento está agendada para as 16h40, decorrendo depois uma conferência de imprensa da presidência da CPLP e, às 18h, a conferência de imprensa de Portugal.
No sábado ao final da manhã, o Presidente da República partirá para Joanesburgo. Depois de aterrar na África do Sul, Cavaco Silva seguirá de imediato para Pretória, onde terá às 17h um encontro com empresários e quadros portugueses.
Uma hora depois, na residência da Embaixada portuguesa, o chefe de Estado participará numa receção em honra da comunidade portuguesa, o último ponto da agenda antes do regresso da comitiva a Lisboa.