Rio de Janeiro e São Paulo recebem mostra de cinema português

Data:

Desde 26 de junho e até 8 de julho o cinema nacional vai estar em evidência no Brasil.  A Mostra de Cinema Português Contemporâneo da Caixa Cultural iniciou-se no dia 26 deste mês no Rio de Janeiro, onde ficará até 1 de julho, na Caixa Cultural daquela cidade. Entre 3 e 8 de Julho o cinema português atual dá-se a conhecer em São Paulo, com exibições de filmes na Caixa Cultural da cidade.

Esta é uma oportunidade única para apresentar ao público das duas maiores cidades do Brasil, o trabalho de mais de uma dezena de realizadores portugueses. Promovida pela Caixa Cultural e realizada pela Refinaria Filmes, a mostra “é um passo importante para a divulgação do cinema português no Brasil”, destaca José Barahona, de 43 anos, que apresenta o filme «O manuscrito perdido», já exibido no Rio de Janeiro a 28 de junho e agora em São Paulo no dia 5 de julho. Rodado na Bahia e no Rio de Janeiro, o filme é uma coprodução luso-brasileira.

“Depois com certeza que há filmes que farão mais sucesso e outros menos, mas isso depende de muitos fatores, não só inerentes ao cinema português, mas aos filmes em si. É preciso criar um público e isso passa por estas duas vertentes. A divulgação em festivais e mostras e a exibição comercial. A televisão também pode ter aí um papel importante na divulgação e criação de públicos”, acrescenta o cineasta português.

José Barahona está otimista quanto à cooperação cinematográfica entre os dois países. “Uma vez que os filmes possam ter uma exibição comercial mais regular aqui, os produtores e financiadores de cinema no Brasil terão automaticamente mais interesse em estabelecer mais coproduções através das leis de incentivo fiscal”, sublinhou o cineasta português numa entrevista ao Portugal Digital.

Pelo Rio de Janeiro e São Paulo passarão Sérgio Tréfaut, José Filipe Costa, José Barahona e Margarida Cardoso, que estarão disponíveis para comentar com a plateia os filmes em apresentação. A mostra acontece num momento de destaque internacional para o cinema português, como comprovam as distinções recebidas em vários festivais pelos jovens realizadores Miguel Gomes e João Salaviza.

Mais informações sobre a Mostra de Cinema Português Contemporâneo podem ser obtidas no site da Caixa Cultural (http://www.caixacultural.com.br/html/main.html)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.