Desde 26 de junho e até 8 de julho o cinema nacional vai estar em evidência no Brasil. A Mostra de Cinema Português Contemporâneo da Caixa Cultural iniciou-se no dia 26 deste mês no Rio de Janeiro, onde ficará até 1 de julho, na Caixa Cultural daquela cidade. Entre 3 e 8 de Julho o cinema português atual dá-se a conhecer em São Paulo, com exibições de filmes na Caixa Cultural da cidade.
Esta é uma oportunidade única para apresentar ao público das duas maiores cidades do Brasil, o trabalho de mais de uma dezena de realizadores portugueses. Promovida pela Caixa Cultural e realizada pela Refinaria Filmes, a mostra “é um passo importante para a divulgação do cinema português no Brasil”, destaca José Barahona, de 43 anos, que apresenta o filme «O manuscrito perdido», já exibido no Rio de Janeiro a 28 de junho e agora em São Paulo no dia 5 de julho. Rodado na Bahia e no Rio de Janeiro, o filme é uma coprodução luso-brasileira.
“Depois com certeza que há filmes que farão mais sucesso e outros menos, mas isso depende de muitos fatores, não só inerentes ao cinema português, mas aos filmes em si. É preciso criar um público e isso passa por estas duas vertentes. A divulgação em festivais e mostras e a exibição comercial. A televisão também pode ter aí um papel importante na divulgação e criação de públicos”, acrescenta o cineasta português.
José Barahona está otimista quanto à cooperação cinematográfica entre os dois países. “Uma vez que os filmes possam ter uma exibição comercial mais regular aqui, os produtores e financiadores de cinema no Brasil terão automaticamente mais interesse em estabelecer mais coproduções através das leis de incentivo fiscal”, sublinhou o cineasta português numa entrevista ao Portugal Digital.
Pelo Rio de Janeiro e São Paulo passarão Sérgio Tréfaut, José Filipe Costa, José Barahona e Margarida Cardoso, que estarão disponíveis para comentar com a plateia os filmes em apresentação. A mostra acontece num momento de destaque internacional para o cinema português, como comprovam as distinções recebidas em vários festivais pelos jovens realizadores Miguel Gomes e João Salaviza.
Mais informações sobre a Mostra de Cinema Português Contemporâneo podem ser obtidas no site da Caixa Cultural (http://www.caixacultural.com.br/html/main.html)