Calor: DGS aconselha a cuidados extra em época de “fenómeno extremo”

Data:

O diretor-geral da Saúde, Francisco George, alertou hoje para “o fenómeno extremo” que representam as altas temperaturas que se registam em Portugal e defendeu a adoção de medidas de proteção “essenciais” para reduzir os efeitos do calor na saúde.

“Estamos perante um fenómeno extremo, não é uma onda de calor, mas a verdade é que as temperaturas sobem em muitas localidades acima dos 40 graus, o que impõe a adoção de um conjunto de medidas que consideramos essenciais para reduzir o os efeitos na saúde dos portugueses”, disse à Lusa o responsável.

Para Francisco George, há seis medidas essenciais, entre as quais a ingestão “de água ou sumos naturais, mesmo sem a sensação de sede”.

“Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e com cafeína”, bem como “a exposição ao sol entre as 11:00 e as 17:00 ou 18:00” são outras medidas defendidas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Para Francisco George, as crianças e os idosos acima dos 65 anos devem merecer uma atenção especial, “precisamente porque podem não conseguir manifestar a sensação de sede”.

Em relação aos doentes crónicos, o especialista em saúde pública disse que estes devem seguir as recomendações dos seus médicos assistentes, o que é “essencial para reequilibrar os medicamentos e a terapêuticas ao período do maior calor”.

Francisco George sugere a consulta de informações no site do organismo que dirige (www.DGS.pt) ou o contacto telefónico com a Linha Saúde 24 (808242424), que “que está preparada para dar conselhos a quem precisar de esclarecimentos complementares em relação aos aspetos de proteção das temperaturas elevadas”.

A DGS colocou hoej no site alertas para situações em que as tempertauras elevadas podem ter efeitos na saúde em sete distritos: Braga, Bragança, Vila Real, Castelo Branco, Lisboa, Santarém e Setúbal.

Já o Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje dez distritos de Portugal continental em aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro: Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Portalegre, Évora e Beja.

Também a Protecção Civil apelou segunda-feira para que os grupos populacionais mais vulneráveis, como idosos, crianças, sem-abrigo e doentes do foro cardiorrespiratória, adotem medidas de auto proteção para situações de calor, nomeadamente beber água com regularidade, evitar atividade física e não viajar de carro nas horas de maior calor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.