Bélgica: Conselheiro das Comunidades lança campanha de mobilização

Data:

O conselheiro das Comunidades Portuguesas na Bélgica, Pedro Rupio vai lançar uma campanha de mobilização de inscrições para promover uma maior participação dos emigrantes portugueses nas eleições autárquicas do país. “Em comparação com outras comunidades, os números da portuguesa são muito baixos”, disse Pedro Rupio à Agência Lusa.
Sem ter ainda dados globais, o conselheiro deu como exemplos os números das duas comunas (autarquias) de Bruxelas onde há um grande número de portugueses: “Em Saint-Gilles há três mil residentes e apenas 180 para votar. Em Ixelles, onde residem 2.500, há registo de 140 inscrições”.
Perante esta realidade, Pedro Rupio decidiu investir na mobilização da comunidade portuguesa na Bélgica, onde estão marcadas eleições locais para 14 de outubro. Já no próximo mês, será lançada uma campanha publicitária na RTP-Internacional com 20 “spots” em que estarão presentes “os elementos mais representativos da comunidade”. Além disso, serão colados cartazes nas comunas-alvo e haverá distribuição de folhetos, nomeadamente no comércio e restauração lusos, disse. A campanha arranca na semana de 09 de abril e as inscrições podem ser feitas até 31 de julho. Os interessados poderão dirigir-se ao serviço eleitoral da comuna de residência e preencher o devido folheto, mas, alertou Rupio, também a comunidade Emaús e a Associações de Portugueses Eleitos na Bélgica podem tratar da formalidade da inscrição.
A Comissão Europeia divulgou hoje que, em média, apenas 10 por cento dos cerca de oito milhões de cidadãos da União Europeia (UE) que residem noutro Estado-membro participam nas eleições locais, uma situação que pretende inverter. Neste sentido, a “Comissão Barroso” irá cooperar com as autoridades nacionais, regionais e locais para identificar e resolver as dificuldades que ainda impedem os cidadãos de exercer plenamente os seus direitos eleitorais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.