Movimento criado em França defende participação da comunidade

Data:

A Comissão para a Defesa dos Direitos dos Portugueses em França, que esteve reunida em Paris com o secretário de Estado das Comunidades, no final de fevereiro, considera “indispensável” que a comunidade se organize para “encontrar soluções” para os problemas.
O porta-voz da comissão, Parcídio Peixoto, disse à Lusa que a delegação, que esteve durante hora e meia em reunião com José Cesário, colocou ao responsável questões sobre o ensino do português em França, sobre a reestruturação consular e sobre a situação dos novos emigrantes.
“Não saímos satisfeitos com o que ouvimos, embora, depois de ter tomado medidas das quais discordamos profundamente, o secretário de Estado tenha mostrado boa vontade em resolver os problemas que lhe colocámos”, afirmou.
Parcídio Peixoto acrescentou que a comissão está “consciente de que a comunidade tem que se organizar para ajudar a que se encontrem soluções, sobretudo para a questão do ensino”.
Para o secretário de Estado, José Cesário, o encontro correu “muito bem” e “abriu a porta ao diálogo”: “Embora os representantes da comissão tenham discordado da forma como foram tomadas as medidas em relação ao ensino e à rede consular, compreenderam as motivações do Governo para levá-las a cabo”, afirmou.
“Ouvi as preocupações deles e eles ouviram os argumentos do Governo, mostrando-se disponíveis para diálogo, a que importa agora dar continuidade”, acrescentou.
O Instituto Camões anunciou no final de 2011 que iria dispensar, até janeiro, 20 professores de português em França.
Em novembro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, anunciou no parlamento que os vice-consulados em Nantes, Clermont-Ferrand e Lille seriam encerrados no início de 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.