Estados Unidos: Português Pedro Gadanho vai ser curador do MoMA

Data:

O arquitecto português Pedro Gadanho vai assumir funções como curador no famoso museu nova-iorquino MoMA, já a partir deste mês.

O arquitecto português Pedro Gadanho será curador do Departamento de Arquitectura e Design do Museum of Modern Art (MoMA) de Nova Iorque, a partir de Janeiro, anunciou a instituição cultural norte-americana.
Como curador de arquitectura contemporânea, refere o MoMA em comunicado, Pedro Gadanho terá responsabilidades sobre a colecção do Museu neste campo e a supervisão de programas como o de jovens arquitectos norte-americanos e internacionais e a organização de exposições da série “Assuntos da Arquitectura Contemporânea”.
Outras responsabilidades incluem o desenvolvimento de “exposições de maior enverga-dura de arquitectura contemporânea, incluindo exposições que explorem as relações entre a arquitectura e outras práticas artísticas contemporâneas”, referiu ainda a nota divulgada pelo MoMA.
Para Barry Bergdoll, curador-chefe de Arquitectura e Design do MoMA, Pedro Gadanho é “um curador talentoso e inovador e um incansável promotor das práticas contemporâneas”. “Como um elemento de ligação chave entre o museu e académicos, profissionais e organizações parceiras, ele vai solidificar o nosso papel como montra dos mais inovadores arquitectos contemporâneos e vai ajudar-nos a desenvolver posições de relevância na arquitectura contemporânea e programas e exposições”, adianta Bergdoll.
O arquiteto português vai iniciar novas funções a 11 de Janeiro, de acordo com o Museu.
Pedro Gadanho é mestre em arquitectura pela Universidade do Porto e mestre em arte e arquitectura pelo Kent Institute of Design, do Reino Unido. Possui também um doutoramento em arquitectura e mass media pela Universidade do Porto, onde leccionou na Faculdade de Arquitectura. Foi curador de várias exposições de arquitectura, incluindo a de Portugal na bienal de Veneza, em 2004.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.