África em imagens no livro de Zica Capistrano

Data:

O antropólogo e viajante português Zica Capristano, lançou em Cabo Verde a edição trilingue do livro «De África», que conta com mais de 400 fotografias a cores. À Agência Lusa o autor explicou que a obra resulta das diversas viagens que fez ao continente africano, ao longo dos últimos 40 anos, e constitui “um testemunho de convivência” com povos e comunidades que, tal como no passado, “celebram tradições, culturas, práticas e saberes representativos de todo um legado milenar”.
A edição trilingue (português, inglês e francês) conta também como co-autores diversas personalidades portuguesas ligadas a África, como António Carmona Rodrigues, Gilberto Cardoso de Matos, Guilherme Oliveira Martins, José Almada Negreiros, Leonor Viegas Tavares e Manuel Viegas Tavares.  “O livro revela uma profunda, intensa e marcante paixão por África, moldada por quatro décadas de jornadas que me revelaram, em cada viagem, figuras, horizontes, comunidades, sons, ambientes e tradições inesquecíveis. Acima de tudo, a singularidade da alma africana”, disse à Lusa o autor do livro, que já foi editado em Portugal.
Com a obra, que deu origem a uma prolongada exposição no aeroporto de Lisboa, Zica Capristano disse que pretende “retribuir o que África” lhe deu, razão pela qual, em Portugal, os lucros foram parar à Associação Portuguesa de Luta contra o Cancro do Pulmão (Pulmonale). Em Cabo Verde, os lucros reverterão para uma instituição idêntica, neste caso a Associação Cabo-Verdiana de Luta contra o Cancro.
Natural de Lisboa, onde nasceu há 65 anos, Zica Capristano é cônsul honorário do Mali e do Benim em Portugal e membro da Royal Geographical Society e da Royal Antropological Institute do Reino Unido. É também descendente da família Capristano, que se notabilizou pela empresa de transportes de passageiros e de turismo homónima, e que, nos anos 40 a 60 do século XX, teve um papel fundamental no desenvolvimento das Caldas da Rainha, cidade onde viveu até aos 14 anos.
Tal como seu avô, Zica Capristano desenvolveu uma “grande paixão” pelos automóveis, que o levou a participar em corridas e em ralis um pouco por todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.