Criada na Colômbia uma cátedra de Estudos Portugueses

Data:

A Universidade dos Andes, em Bogotá, capital da Colômbia, criou recentemente a cátedra de Estudos Portugueses Fernando Pessoa, no âmbito de um protocolo assinado entre a instituição de ensino colombiana e o Instituto Camões.

O titular da cátedra, o colombiano Jerónimo Pizarro, foi o coordenador da colecção «Obras de Fernando Pessoa», publicada pela Ática (Babel), e responsável pelo projecto de digitalização da biblioteca particular do poeta. O responsável indicou à Lusa que a cátedra “ficou oficialmente criada a 29 de Agosto de 2011, após a Semana de Portugal” que se realizou na universidade andina.
“Esta cátedra – a primeira na Colômbia e a quarta em toda a América Latina – foi possível graças a um protocolo de cooperação entre a Universidade dos Andes e o Instituto Camões através do qual se estabeleceu a colaboração das duas instituições na promoção de actividades educativas e culturais, na Universidade dos Andes, dedicadas às múltiplas manifestações que conformam a idiossincrasia portuguesa no mundo”, escreveu o novo catedrático no site http://catedrapessoa.uniandes.edu.co/index.html.
O site reúne bastante informação sobre a língua e a cultura portuguesas e ligações que remetem para instituições como o Instituto Camões, Casa Fernando Pessoa, Fundação José Saramago, Fundação Eugénio de Andrade, Fundação Luís Miguel Nava e DGLB – Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e também para o Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea e a Hemeroteca (Municipal de Lisboa) Digital.
No separador relativo à língua, há ligações para dois dicionários da língua portuguesa, um de espanhol-português e português-espanhol, um conversor ortográfico, uma enciclopédia, um site para esclarecer dúvidas relacionadas com o português e uma plataforma de apoio ao estudo da língua portuguesa no mundo. Há igualmente um separador intitulado publicações periódicas, com ligações para a revista Colóquio/Letras, editada pela Fundação Calouste Gulbenkian, o JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias e uma publicação mensal brasileira chamada Jornal das Letras.
Disponível no site está ainda informação sobre os países de língua oficial portuguesa, bem como uma secção de blogues e redes sociais que dispõe, neste momento, de links para quatro blogues portugueses: Da Literatura, do poeta e crítico literário Eduardo Pitta; Cadeirão Voltaire, da jornalista Sara Figueiredo Costa; Ciberescritas, da jornalista Isabel Coutinho, e o Blog do JL.
Até agora existiam na América Latina três cátedras de Estudos Portugueses: cátedra Jaime Cortesão (São Paulo), cátedra Padre António Vieira (Rio de Janeiro) e cátedra José Saramago (Cidade do México).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.