Sogrape celebra os 200 anos de Dona Antónia

Data:

Um Porto de 1815 foi a “pérola” que a Sogrape elegeu para celebrar os 200 anos de Dona Antónia.
A empresa apresentou ainda o vinho AAF – Antónia Adelaide Ferreira DOC 2088, comemorativo também dos 200 anos de Dona Antónia, recordada hoje como um símbolo maior do empreendedorismo e da viticultura duriense e também do altruísmo e da generosidade com os mais necessitados.
O “vintage” Dona Antónia de 1815 surgiu quando a sua “patrona” tinha apenas quatro anos de idade “e só isso bastaria para fazer da sua prova um momento inolvidável”, de acordo com a própria Sogrape. “Estamos perante o famoso `vintage` de Waterloo”, situa empresa, aludindo à batalha que, correu naquele ano, entre tropas francesas e inglesas.
O vinho exibe uma “aroma intenso a especiarias”, como canela, pimenta e gengibre, tem “notas de madeira exóticas, iodo e cera” e na boca apresenta-se “vivo, com boa acidez equilibrada pelos frutos secos, possuindo um final equilibrado e persistente”.
A companhia tinha “52 garrafas” deste Porto histórico, segundo disse o líder da sua equipa de enologia, Luís Sottomayor, e abriu duas para esta prova especial, destinada à comunicação social, que teve lugar na “antiga sala de provas da Casa Ferreirinha”.
A prova deste vinho único e dos outros cinco foi orientada por Luís Sottomayor, e começou com um Porto de 1851 e o enólogo acredita que “Dona Antónia teve alguma intervenção na sua produção e engarrafamento”, sendo esta uma etapa que na época corria só após alguns anos da colheita. A prova passou depois por “vintage” de 1847, 1840, 1834, 1830 e, por fim, 1815, tendo este sido o momento culminante.
Recorde-se que este vinho chega a aparecer no mercado com propostas que vão até aos 2000 euros por garrafa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.