Galardão IBM distingue trabalho sobre teoria da computação

Data:

Alexandra Silva, licenciada em Matemática e Ciências da Computação (MCC) pela Universidade do Minho, ganhou o Prémio Científico IBM 2010, uma das maiores distinções na área da Informática. É a primeira vez que o galardão é atribuído a um trabalho sobre teoria da computação e a um investigador ligado à UMinho.
“Este prémio não é só um reconhecimento do meu trabalho, é sobretudo uma vitória para todos os que fazem investigação em teoria de computação, uma área muitas vezes olhada como secundária no panorama das Ciências de Computação”, afirma Alexandra Silva.
O Prémio Científico IBM 2010 visa reconhecer trabalhos de elevado mérito científico no campo da computação teórica e aplicada. Lançado em 1990, este concurso destina-se a investigadores com menos de 35 anos e premeia geralmente trabalhos baseados em teses de doutoramento.
Alexandra Silva, que concluiu em 2006 a licenciatura em MCC na UMinho, com 19 valores, realizou a sua tese de doutoramento sobre «Kleene Coalgebra», na Universidade de Nijmegen, na Holanda, onde foi aprovada “cum laude” por unanimidade. A investigação assenta sobre métodos algébricos e co-algébricos para arquitectura de software.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.