Legislativas/Emigração: PS defende uma “política de língua”

Data:

O programa de eleitoral do Partido Socialista (PS) para o próximo governo assenta principalmente no ensino da língua portuguesa, no envolvimento dos emigrantes residentes na recuperação do país e no reforço da ligação dos luso-descendentes a a Portugal.
Uma das linhas assumidas pelos socialistas refere o desenvolvimento de “uma política da língua, capaz de difundir e afirmar o português como uma grande língua internacional” e uma política “de promoção internacional da língua e cultura portuguesa, através do Instituto Camões”. Num comunicado envia a este jornal, o PS afirma que pretende “consolidar o ensino do português no estrangeiro e melhorar o seu funcionamento para alunos e professores”. A continuação do “esforço de modernização e eficiência no atendimento consular” e a  manutenção dos apoios sociais ao abrigo dos programas ASIC ASEC são outras questões que o PS quer ver “consolidadas e tornadas mais eficazes”.
O partido defende “no futuro”, uma maior proximidade dos postos consulares  e diplomáticos aos portugueses das suas áreas de jurisdição, “de forma a apoiá-los melhor nas suas iniciativas, a identificar e valorizar as suas actividades e todos aqueles que se destacam no âmbito das suas actividades”.
Para os socialistas, outro domínio em destaque é o “envolvimento dos portugueses residentes no exterior nos esforços de recuperação de Portugal”, para o qual preconiza, uma “plena implementação às orientações já assumidas na resolução do Conselho de Ministros sobre a internacionalização da economia portuguesa, que prevê o envolvimento dos empresários portugueses das comunidades neste domínio”. O reforço da ligação aos luso-descendentes é outra das prioridades apontadas pelos socialistas.
Paulo Pisco, actualmente deputado do PS pela Europa, é o cabeça de lista dos socialistas pelo mesmo círculo eleitoral. Carolina Almeida, formada em Direito e funcionária no Consulado de Portugal em São Paulo, Brasil, foi o nome escolhido para liderar a lista de Fora da Europa, tendo a missão de conseguir um dos dois assentos que representarão o eleitorado português radicado por aquele círculo eleitoral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.