Brasil: Mostras divulgam em São Paulo arte contemporânea dos países de língua portuguesa

Data:

A Fundação Memorial da América Latina, em São Paulo, inaugurou e Maio duas mostras sobre a arte lusófona. «Encontro da Imagem com a Palavra» e «Arte Lusófona Contemporânea», têm por objectivo divulgar a produção cultural contemporânea dos países que de língua portuguesa.

         

Inaugurada a 9 de Maio, a mostra «Encontro da Imagem com a Palavra», está vinculada directamente à literatura de expressão portuguesa.
“Quisemos provocar artistas com textos de autores contemporâneos de língua portuguesa”, disse a curadora da mostra, Ângela Barbour, em entrevista à Agência Brasil.
Os 26 artistas foram convidados a criar obras sobre papel, a partir de investigação da literatura produzida por José Eduardo Agualusa e Pepetela (Angola), Cristóvão Tezza e Milton Hatoum (Brasil), Henrique Teixeira de Sousa (Cabo Verde), Abdulai Silá (Guiné Bissau), Luis Bernardo Honwana e Mia Couto (Moçambique), António Lobo Antunes e José Luis Peixoto (Portugal), Albertino Bragança (São Tomé e Príncipe) e Luís Cardoso de Noronha (Timor Leste).
A mostra está patente na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664), até ao dia 10 de Junho. Com entrada gratuita, pode ser visitada de terça a domingo, das nove às 18 horas.
 
20 artistas lusófonos

Já a exposição «Arte Lusófona Contemporânea» dará a conhecer a partir de 27 de Maio, a produção cultural de cerca de 20 jovens lusófonos. A mostra colectiva reúne na Galeria Marta Traba, do Memorial da América Latina, “o que de mais novo e importante se tem produzido por artistas dos países lusófonos” para dessa forma “difundir a cultura actual dos países que falam português”, refere a Fundação Memorial da América Latina
Serão expostas pinturas, fotografias, vídeo-instalações, gravuras e desenhos, entre outros trabalhos de artistas plásticos, emergentes ou consagrados, de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste e ainda artistas de outros territórios que foram colonizados pelos portugueses, como Macau, na China, e Goa, na Índia.
“A questão do trabalho e da luta está muito presente na exposição como um todo”, explicou Ângela Barbour à Agência Brasil, acrescentando que muitos dos trabalhos abordam a luta pela independência em países como o Timor-Leste e Guiné Bissau.
«Arte Lusófona Contemporânea» está patente até 10 de Julho e poderá ser visitada de terça a domingo, das nove às 18 horas. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.memorial.sp.gov.br.
A.G.P.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.