A luta pelo terceiro lugar, entre Sporting de Braga e Sporting, anima a última jornada da Liga de futebol, com o campeão (FC Porto) há muito decidido e também as descidas de Portimonense e Naval.
O jogo entre “arsenalistas” (46 pontos) e “leões” (45) está agendado para as 20:15 de sábado, à semelhança de toda a 30.ª e última jornada.
Para o Sporting de Braga basta um empate para assegurar a terceira posição, num jogo que antecede a mais importante partida da história do clube: a final da Liga Europa, a 18 de Maio, em Dublin, frente ao FC Porto.
Será o último jogo em Braga do técnico Domingos Paciência – obteve os melhores resultados de sempre da equipa -, que revelou a sua saída do clube e que é apontado como o novo treinador do Sporting.
O terceiro lugar na Liga – e a possibilidade de planificar a época mais tarde com a entrada directa nos “Play-offs” da Liga Europa – apenas pode perder importância caso o FC Porto ganhe a Taça de Portugal.
Nesse caso, o Vitória de Guimarães, o outro finalista, entra na segunda ronda de qualificação da Liga Europa e “promoveria” a entrada directa do quarto classificado do campeonato nos “Play-offs” da segunda prova europeia.
A última ronda ainda reserva também a discussão para um outro “europeu”: Nacional (sexto, 39 pontos) ou Rio Ave (oitavo, 37), tendo em conta que Paços de Ferreira (sétimo) não se inscreveu na UEFA e Vitória de Guimarães (quinto) está apurado via Taça de Portugal.
Na jornada, o Nacional visita o Beira-Mar, enquanto o Rio Ave também joga fora de portas, com uma deslocação até ao terreno do Olhanense.
Os madeirenses partem para a última jornada com dois pontos de avanço sobre o Rio Ave e a um do quinto lugar, por terem vantagem sobre os vila-condenses no confronto directo.
O virtual campeão FC Porto – que ainda pode conquistar esta época a Taça de Portugal e a Liga Europa – fecha um ano de glória na Liga com uma visita ao Marítimo, num campeonato em que soma 26 vitórias e três empates.
O objectivo de não sofrer qualquer derrota parece continuar na mente dos “dragões” e as alterações produzidas por André Villas-Boas, na rotatividade do plantel, não têm tirado eficácia e bom futebol à equipa.
O Benfica fecha um ano em que prometia muito, depois do título da época passada, e onde “caminhou” de desilusão em desilusão (apenas conquistou a Taça da Liga), com uma recepção à União de Leiria.
30.ª e última jornada:
Sábado, 14 Maio:
Olhanense – Rio Ave, 20:15.
Beira-Mar – Nacional, 20:15.
Naval – Vitória Guimarães, 20:15 (SportTV3).
Benfica – União Leiria, 20:15 (SportTV2).
Paços Ferreira – Académica, 20:15.
Marítimo – FC Porto, 20:15 (SportTV1).
Vitória Setúbal – Portimonense, 20:15.
Sporting Braga – Sporting, 20:15 (TVI).