Aumentou o desemprego entre portugueses em Espanha

Data:

O desemprego entre os portugueses a residir em Espanha multiplicou-se por 10 desde o final de 2007, último ano antes da crise económica, com mais de 23.900 desempregados no final do primeiro trimestre deste ano.
Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol, facultados à agência Lusa, confirmam a tendência de crescimento do desemprego entre a comunidade portuguesa nos últimos anos, apesar de momentos pontuais de alguma melhoria.
Assim, os dados indicam que no final do primeiro trimestre de 2007 havia cerca de 5.500 portugueses desempregados, valor que caiu para cerca de 2.300 no final desse ano.
O desemprego mais que duplicou no início de 2008 (4.800), chegando aos 10.500 desempregados no final desse ano. Em 2009 a tendência manteve-se, com o ano a terminar com 14.100 desempregados, número que voltou a crescer em 2010 – quando estavam desempregados 24.600 portugueses.
A situação melhorou ligeiramente desde o final de 2010 até ao final de Março último, com menos cerca de três cento de desempregados.
Os dados demonstram que, normalmente, os últimos trimestres de cada ano são sempre os que registam maior desemprego entre os portugueses, com a situação a melhorar, nos primeiros trimestres do ano.
Esse facto, que os dados não permitem explicar, demonstra as grandes variações em emprego entre os portugueses, no período compreendido entre o início de 2007 e o início de 2011 (período facultado à Lusa). De referir que, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol, no final de 2010 residiam em Espanha cerca de 140.700 portugueses, com base no Padrão Municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.